27 de dezembro de 2020

PORAOLIST 2020 | LEITURAS MAIS EMOCIONANTES DO ANO!

 


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? É isso, estamos na última semana do ano! 2020 com certeza foi um dos anos mais estranhos que muito de nós vivemos e entre tantas mudanças e necessidade de adaptações, sempre é possível encontrar um conforto e uma familiaridade na literatura. 

E foi isso que muito de nós fizemos! Agora podemos tirar essa última semana pra rever nossas leituras e valorizar as histórias, autorxs, editoras e todes aqueles que ajudam a divulgar a a literatura! 


Nossa listinha de 2020 vai enaltecer as melhores leituras que fizemos nesse ano, sendo que esse post será dedicado as 7 leituras MAIS EMOCIONANTES DO ANO Vamos nessa?


A filha esquecida 
Autor(a): Armando Lucas Correa
Editora: Jangada 
Leia a resenha completa desse livro clicando aqui

Por que está na lista?
Fui bem surpreendido, isso porque a trama começa em 2015 em Nova York, temos então Elise como protagonista, uma senhora de 80 anos que recebe uma ligação de um desconhecido alegando ter cartas da mãe de Elise, a mulher fica chocada, visto que tentou deixar seu passado no esquecimento, mas concorda em receber essa pessoa. Então o capítulo se encerra e voltamos no tempo, para 1939.  Essa dinâmica funcionou muito bem, pois te deixa curioso para saber quem é Elise e no que ela se relaciona com Viera e Lina. Além disso a escrita do autor foi o que mais me convenceu a devorar o livro (eu li em três dias)! Armando consegue tecer MUITO bem os fatos históricos com uma narrativa envolvente e sentimental. 




O livro de Líbero
Autor(a): Alfredo Nugent Setubal
Editora: Intrínseca
Leia a resenha completa desse livro clicando aqui

Por que está na lista?
O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira narrada por Baltazar em uma espécie de mistura entre memórias e relatos da infância de Líbero. Preciso dizer que essa primeira parte aqueceu muito meu coração durante toda a leitura, isso porque os elementos da infância são muito presentes no decorrer das páginas, acompanhamos todo o entusiasmo de Líbero pela ida ao circo, o começo de sua primeira trajetória ao amor, sua enorme paixão por livros e etc. Mas entre todas essas características, a que mais me chamou a atenção foi o amor pelo livros de Líbero e de seu pai, além de diversas referências a clássicos da literatura (como Viagem ao Centro da Terra, Vinte Mil Léguas Submarinas entre outros). Assim como todos os leitores, Massimo e Líbero possuem rituais de leitura dos quais consegui me identificar muito! A primeira parte possui um clímax bem estruturado, que funciona muito bem pra agitar a narrativa e desconstruir tudo aquilo que foi nos entregue até então. Assim, chegamos na segunda parte que... bem, me devastou. 



O último presente de Paulina Hoffmann
Autor(a): Carmen Romero Dorr
Editora: Jangada 
Leia a resenha completa desse livro clicando aqui

Por que está na lista?
Pois então, sabe aquele livro que você pega sem expectativa nenhuma e acaba te nocauteando? Essa é a melhor forma para descrever O Último Presente de Paulina Hoffmann. A forma como a autora tece e interliga as vidas das duas protagonistas deste romance é de arrepiar, me senti completamente imergido em suas histórias, vivências e sofrimentos. 





Árvore dos desejos
Autor(a): Katherine Applegate
Editora: Intrínseca 
Leia a resenha completa desse livro clicando aqui

Por que está na lista?
Fazia muito tempo que eu não lia uma fábula, e nossa, como eu me emocionei com a leitura de Árvore dos desejos. A narrativa é MUITO rápida e você consegue ler a história completa em questão de poucas horas. Não se deixe enganar pelo material da história: apesar de ser uma fábula que pode ser lida a crianças com facilidade, Applegate consegue tratar de assuntos muito pertinentes de forma bem sutil! 







The outsiders
Autor(a):  S.E. Hilton
Editora: Intrínseca 
Leia a resenha completa desse livro clicando aqui

Por que está na lista?
Bom, já deixei muito claro no Instagram o quando eu gostei desse livro, comecei a ler ele de forma despretensiosa, mesmo achando a edição da Intrínseca perfeita logo de cada (com a arte da capa bem trabalhada e o corte trilateral todo vermelho), eu não sabia muito sobre a história e achei legal começar um livro sem expectativa alguma. Bom, três horas depois de eu ter pego o livro pra ler, o terminei com lágrimas nos olhos.






A caderneta de endereços vermelha
Autor(a):  Sofia Lundberg
Editora: Globo
Leia a resenha completa desse livro clicando aqui

Por que está na lista?
O brilho do livro se dá através dos relatos da caderneta de Doris (onde ela escreve em primeira pessoa), é fascinante ler sobre sua história e como ela se intercala com eventos de grandes proporções do século XX (como a própria segunda guerra mundial). O que mais me emocionou durante a leitura foi a forma poética como Doris tece suas memórias e conversa com sua própria escrita, já que ela pretende deixar o diário para Jenny, Doris acaba deixando mensagens diretamente para sua sobrinha! E elas são extremamente poderosas e emotivas. 





Os sete maridos de Evelyn Hugo
Autor(a):  Taylor Jenkins Reid
Editora: Paralela
Leia a resenha completa desse livro clicando aqui

Por que está na lista?
Talvez uma das características mais perspicazes em Evelyn Hugo seja a capacidade de entender como a indústria e as pessoas funcionam, aquilo o que as movem: o desejo. Todos a desejam e ela  sabe disso: seja por conta de seu rosto ou seios perfeitos, seu olhar hipnotizante... Evelyn sabe que possuí seu próprio campo magnético, e vê em um ambiente extremamente machista uma chance de obter o que deseja utilizando esse magnetismo.  O grande mérito dessa narrativa está em tratar de tantos assuntos importantes de uma forma responsável e denunciadora. A autora Taylor Jenkins consegue trabalhar toda a crueldade que sabemos que existiu na terra onde os sonhos se tornavam realidade. Hollywood poderia até ostentar toda sua exuberância nas telonas, mas seus bastidores eram podres e completos de segredos e injustiças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!