19 de maio de 2021

RESENHA: DEPOIS




DEPOIS
Autor(a):  Stephen King
Editora: Suma

Páginas: 192
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

James Conklin não é uma criança comum: ele vê gente morta. Com que frequência? Jamie não sabe bem; afinal, os mortos em geral se parecem muito com os vivos. Exceto pelo fato de que eles ficam para sempre nas roupas em que morreram, e são incapazes de mentir. Sua mãe implora para que ele mantenha essa habilidade em segredo, o que não é problema na maior parte do tempo. Pelo menos até Liz Dutton, a companheira de sua mãe e detetive do Departamento de Polícia de Nova York, aparecer na saída da escola e anunciar que precisa de ajuda. É assim que Jamie embarca em uma corrida para desvendar o último segredo de um falecido terrorista, e começa a jornada mais assustadora de sua vida.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Depois lançado pela editora Suma O livro é de autoria de  Stephen King e a tradução foi feita por Regiane Winarski.




Jaime é um garoto que vê gente morta e descobriu isso da pior forma possível: ao avistar um acidente que aconteceu no centro da cidade, Jaime conseguiu ver o homem que morreu na batida de carro ao lado de seu próprio corpo caído. A visão o assustou profundamente, mas depois disso a mãe de Jaime passou a acreditar no garoto, já que ele havia dado informações sobre a morte do homem que só foram divulgadas dias depois. 

Além de ver as pessoas que recém faleceram o garoto consegue conversar com elas, essa interação acaba sendo curiosa para ele, isso porque os mortos não podem mentir a respeito de nada que esteja sob seu conhecimento. Mesmo com a mãe de Jaime pedindo para ele não contar a respeito daquela habilidade para ninguém, a companheira dela, Liz Dutton, acaba descobrindo as habilidades de Jaime. 

É assim que Liz acaba pedindo para Jaime um favor para Jaime: ajudar a policial a encontrar uma das últimas bombas prestes a ser ativadas por um terrorista que morreu há pouco tempo. Nisso, Jaime acaba descobrindo que nem todo recém falecido segue as mesmas regras que ele acreditava existir. 

E bem, isso é uma história de terror. 


Não é por um acaso que Stephen King é considerado uma dos melhores autores da história. É com isso em mente que você pode começar a ler Depois, e olha... com certeza você não irá se arrepender de criar esse hype. Em "Depois", King cria uma atmosfera eletrizante para sua narrativa. Curta (o que eu acabei estranhando), o autor consegue ampliar ainda mais a mitologia de suas obras em uma história que vai direto ao ponto e nos dá uma de suas melhores histórias. 

O que eu mais gostei de "Depois" é que nada a respeito do enredo soa pretensioso, na verdade King se apoia em cima de uma trajetória conhecida (um garoto com poder de conversar com os mortos) para criar um enredo com todas as características de seus grande suspenses. 

O livro é narrado em primeira pessoa e aqui temos um narrador-personagem, Jaime possui 22 anos e retoma a sua infância para narrar uma série de acontecimentos que guiaram sua vida até aquele momento. A escrita do King aqui é bem afiada, pois em pouco se assimila ao que já lemos em outros títulos do autor, aqui parece que Jaime realmente existe e é ele quem está contando a história pra gente.


Além disso o livro é pequeno, como se fosse um conto bem estruturado do autor... Por ter pouco espaço para um enredo muito comprido, King trabalha bem o início, meio e fim da obra, todo seu desenvolvimento acontece de forma espontânea e as personagens que envolvem o mundo fantástico são bem trabalhados. 

Quer ler "Depois"? Eu se fosse você começaria logo, sem medo! Mesmo sendo uma história de terror (como Jaime vai te lembrar em vários momentos), fica claro que Stephen King ainda tem muita coisa pra nos contar! E ah, falando de coisa, é possível pegar algumas referências de It e de O Iluminado nessa obra! Quem leu conseguiu descobrir quais que são? 


2 comentários:

  1. Leo!
    Livros do King são sempre esperados por nós, fãs. Não achei que seja um terror daqueles que nos arrepiam, maas um suspense ou thriller, ainda mais por ser curtinho. Curiosa em acompanhar a saga de Jamie.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. E não é que tio King escreve "livros mais curtos"?!?
    Curti muito a representatividade que ele incluiu. E amei ainda mais as referências a outras obras suas

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!