2 de julho de 2021

RESENHA: NOSSA PARTE DE NOITE


NOSSA PARTE DE NOITE 
Autor(a):  Mariana Enriquez
Editora: Intrínseca 

Páginas: 544
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Um pai e um filho cruzam a Argentina de carro, de Buenos Aires até as Cataratas do Iguaçu, na fronteira com o Brasil. São os anos da ditadura militar argentina, soldados armados estão no controle e o ambiente é de tensão. O pai tenta sozinho proteger Gaspar, seu filho, do destino que lhe é designado. A mãe do garoto morreu em circunstâncias obscuras, em um suposto acidente. Como o pai, Gaspar recebeu o chamado para ser médium em uma sociedade secreta, a Ordem, que se relaciona com a Escuridão em busca da vida eterna por meio de rituais atrozes. Para tais rituais, é imprescindível a presença de um médium, mas o destino desses detentores de poderes especiais é cruel, já que o desgaste, físico e mental, é rápido e implacável. As origens da Ordem, comandada pela família da mãe de Gaspar, remontam a séculos, quando o conhecimento da Escuridão foi trazido da África para a Inglaterra e dali se estendeu à Argentina. O terror sobrenatural se mistura com terrores bem reais neste romance perturbador e deslumbrante –– casas cujos interiores sofrem mutações, passagens que escondem monstros inimagináveis, rituais com sacrifícios humanos que envolvem êxtase e dor, andanças na Londres psicodélica dos anos 1960, fetiche por pálpebras humanas, liturgias sexuais enigmáticas e a repressão da ditadura, os desaparecidos, a chegada incerta da democracia e os primeiros casos de aids em Buenos Aires.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Nossa parte da noite lançado pela editora Intrínseca. O livro é de autoria de  Mariana Enriquez. A resenha foi feita por Leonardo Santos. 


Em "Nossa parte da noite" nós acompanhamos a jornada de Juan e de seu filho Gaspar através de uma Argentina ditatorial. Com as estradas e rodovias tomadas por soldados, esta não é a maior ameaça para Juan. O homem está em fuga da Ordem, uma sociedade sobrenatural que deseja capturar Juan e seu filho para ter controle das habilidades do pai e do filho. 

Um dos únicos capazes de convocar a Escuridão, Juan trabalhou durante um tempo com essa associação para realizar rituais, todavia evocar tal poder tornou adoeceu Juan, que agora vive em espectro à saúde que tivera anteriormente. O que mais assusta Juan, no entanto, é que seu filho (uma criança), parece ter as mesmas habilidades do pai.


Gaspar parece evoluir essas habilidades a cada dia que passa, seja vendo pessoas que já não estão no nosso plano ou demonstrando outras habilidades sobrenaturais, Juan sabe que a Ordem fará de tudo para se apossar das habilidades de ambos, e por isso traçou seu trajeto de fuga até a fronteira de Argentina e Brasil. 

Além da fuga, Juan busca respostas a respeito da morte de sua esposa - mãe de Gaspar. Sua morte é um tanto misteriosa e estranha, visto que Juan não consegue contatá-la no outro plano em nenhum momento. 


Esse é meu primeiro contato com a escrita de Mariana Enriquez, sei que este é o seu segundo título publicado no Brasil e fiquei bem interessado em conhecer a autora. Para início de conversa eu gostei muito da escrita de Mariana, ao mesmo tempo em que ela entrega detalhes interessantes sobre a trama, percebemos que muito fica oculto de uma forma proposital, o que gerou interesse em desbravar mais sobre a mitologia criada pela autora nas páginas iniciais desse livro. 

Com uma pegada pro suspense sobrenatural de estrada, a narrativa é contínua e não existe divisão de capítulos (o que me atrapalhou um pouco, confesso), aqui só temos as "partes" dos livros que quebram a história e nos apresentam novos (e inusitados) cenários. Durante toda minha leitura eu fiquei pensando em como a Enriquez iria conseguir juntar todas aquelas informações de modo coerente, mas no final acaba dando certo. 


Uma das minhas únicas críticas que poderia fazer a respeito de "Nossa parte de noite" seria sobre seu tamanho. O livro conta com cerca de 600 páginas para uma história que, na minha opinião, poderia ser narrada em 400. O ritmo foi meu maior problema na leitura desse livro, mas não acredito que essa seja uma história para "devorarmos" de uma vez, e sim para ir lendo aos poucos mesmo. 

Talvez, por ter entendido isso, eu acabei gostando bastante do livro! Mas preciso dizer que existem algumas cenas bem pesadas e que podem causar desconforto a leitores mais sensíveis, principalmente com relação a violência! Não achei que esses momentos foram gratuitos, pois de fato eles são coerentes ao enredo, mas ainda sim é sempre bom avisar...


Gostei muito da forma como a autora misturou o fantástico ao real, mesmo que as referências acerca da ditadura sejam sutis na história, elas estão ali e marcam o estilo de escrita de Mariana! A concepção do fantástico aos olhos dela é incrível e eu fiquei bem animado para ler mais livros da autora, isso eu garanto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!