Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Crimes Vitorianos Macabros lançado pela editora DarkSide Books. O livro é de autoria de Kate Clarke, M.W. Oldridge, Neil R.A. Bell & Trevor Bond e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
A era vitoriana com certeza é uma das mais características da nossa história. Marcada entre 1837 a 1901, o período nada mais é do que o do reinado da Rainha Vitória no Reino Unido. Além dos trajes típicos da época que marcam presença em séries, filmes e livros, esses anos foram marcados também por crimes hediondos que tomavam as manchetes dos principais jornais da época.
Alguns dos crimes e assassinos da época são famosos até hoje, como por exemplo o Jack Estripador ou então o assassinato de Road Hill ainda geram discussões em podcasts de true crime ou roda de conversas aleatórias, mas aquele período é demarcado por muito mais do que horrores do que imaginamos.
Ao começar a ler "Crimes Vitorianos Macabros", temos um prefácio da autora em que ela estabelece o tom para os horrores que iremos encontrar nas próximas páginas; e olha, eu já sabia que teriam alguns bem tenebrosos, mas não esperava essa quantidade de crimes viscerais, sanguinários e vingativos que ocorreram no século XIX.
Divididos em partes que retratam diferentes crimes, primeiramente somos introduzidos a alguns dos crimes da espécie de "seita" que se criou em torno do Jack Estripador, alguns dos crimes de fato parecem terem sido cometidos pelo notório assassino, mas seriam todos? Difícil saber com a ciência forense da época - que estava em seu despertar científico, dando os primeiros passos.
Outro capítulos foca nas execuções públicas que eram feitas ao criminosos capturados, durante a era vitoriana o número de enforcamentos foi drasticamente reduzido, logo, os que aconteciam parecia atrair uma imensa massa de gente, ávidos por ver uma violência disfarçada de justiça. Em um enforcamento específico o público foi de 40 MIL pessoas, um Enforcapalooza, com certeza.
Entre casos sinistros, estranhos e sem solução, fiquei bem triste por conta do caso onde o autor Oscar Wilde (um dos meus preferidos) foi preso pela acusação de ser um "sodomita", na época - e até a década de 1960 - ser homossexual era considerado um crime no Reino Unido, e sim, até hoje alguns países consideram a homossexualidade como um crime - até mesmo passível de morte.
Outros autores ilustres da época também participam deste livro, como por exemplo o Charles Dickens em um estranho caso envolvendo ratos.
A parte que evoca das Lady Killers é a minha preferida, pois é a que eu menos conheço. Foi um deleite assustador ler o caso da Lady Machete (fique a sua curiosidade saber o que isso significa) ou então o crescente número de maridos mortos sob circunstâncias misteriosas.
Gosta de uma enciclopédia de crimes bizarros e violentos? "Crimes vitorianos macabros" é pra você! A editção da DarkSide está impecável, repleta de artes que remetem a esse período de uma forma que só a caveirinha consegue fazer.