6 de junho de 2022

RESENHA: CEP

 


CEP 
Autor(a):  Diego Betioli
Editora: Viseu

Páginas: 154
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Jefferson é um jovem carteiro que trabalha na Zona Leste de São Paulo, fazendo o mesmo trajeto todo santo dia, tendo se tornado figurinha carimbada no bairro do Belém. Porém, uma carta com um destinatário misterioso o leva a um endereço desconhecido, e aquela que seria apenas mais uma sexta-feira ensolarada acaba se tornando um pesadelo do qual ele jamais se esquecerá.



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  CEP lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Diego Betioli e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Jefferson conhece praticamente de cor todas as ruas da zona leste de São Paulo, seu trabalho como carteiro o fez desbravar todas as vielas e avenidas do bairro de Belém e isso o deixou extremamente conhecido naquela região. Em mais um dia de trabalho, Jefferson se depara com um endereço que, até então, não conhecia. 

O destinatário em si é um doutor chamado "Oswaldo Fecchi" e o local é a Rua dos Alfaiates, 272. E para piorar, o CEP utilizado na carta é do sistema antigo, que foi trocado em 1971. Ao perguntar nas proximidades se alguém conhecia essa rua, Jefferson é informado de que aquele endereço é antigo e a rua trocou de nome, nisso, ele vai até o estranho local que seria a residência do destinatário. 

Ao tocar a campainha, Jefferson é atendido por uma senhora que o convida a entrar no local. A partir disso, o carteiro desmaia e acorda em um... quarto fechado. Ou ao menos ele acha que é, mas tudo está muito confuso... Por que ele está ali? Através da pequena abertura da porta, ele consegue ver um corredor estreito e extremamente escuro, e uma voz... Uma voz que o alcança rapidamente. 

Esse é apenas o começo da terrível jornada de Jefferson terá que percorrer para entender o que aconteceu e como sair daquele local. 

Que. História. Doida! Pela premissa inicial já dá pra ver que CEP com certeza não é uma história para criancinhas, e de fato... Conforme Jefferson vai explorando o local onde está, as coisas vão ficando cada vez mais sinistras, viscerais e sombrias. 

No começo eu fiquei um pouco confuso, mas acredito que essa confusão tenha sido positiva pois me fez devorar o livro em busca de explicações. Afinal, Jefferson tinha morrido e estava em uma espécie de purgatório? Ele tinha sido preso pela idosa que o atendeu anteriormente? Tinha ido pra outra dimensão? As respostas poderiam ser das mais variadas, e é isso que Diego explora durante a construção de seu livro. 

Procedimentos cruéis, doutores bizarros, crianças perdidas e bonecas amaldiçoadas... Tudo isso parece se fundir de uma forma doida nessa narrativa, mas o que eu mais gostei do livro foi no momento em que compreendemos que por traz de todo esse devaneio sanguinário, existe uma história e um motivo do Jefferson estar com aquela carta em mãos!

Conforme estava lendo, associei muito a história a um episódio da clássica série "Twilight Zone" ou então "Além da imaginação", onde um fato mundano logo se transforma em algo fantástico, e por mais que não entendamos o que está acontecendo, a partir de certo momento tudo faz sentido!

O arco final da história é impecável! Diego foge um pouco da temática gore e explora seus personagens até o ponto em que nos importamos com o desenvolver deles, principalmente o de Jefferson! O final é até mesmo tocante (coisa que eu não esperava para essa narrativa) e foi minha maior surpresa! 

O livro é curto e fluído, portanto indico a leitura a todos aqueles que querem se surpreender com uma história repleta de horror (fantásticos e reais). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!