11 de julho de 2022

RESENHA: PARA OS QUE FICAM

 


PARA OS QUE FICAM 
Autor(a):  Alex Andrade 
Editora: Confraria do Vento

Páginas: 156
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Sobre o autor: Alex Andrade é escritor e arte-educador, nascido no Rio de Janeiro. Publicou os livros de contos "A suspeita da imperfeição", "As horas", e, pela Confraria do Vento, "Poema" e "Amores, truques e outras versões"; os infantis "O pequeno Hamlet", "A galinha malcriada", "A história do menino", "A menina e a sapatilha/O menino e a chuteira" e "O Gigante"; os romances "Longe dos Olhos" e, também pela Confraria, "Antes que Deus me esqueça". Tem contos publicados em diversas revistas e periódicos de literatura em inglês e espanhol. É um dos curadores dos textos do Prêmio literário do ensino fundamental do Rio de Janeiro. 

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Para os que ficam lançado pela editora Confraria do Vento. O livro é de autoria de Alex Andrade e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


"Todas as famílias felizes se parecem; mas cada família infeliz é infeliz à sua maneira" E com essa frase do escritor russo Leo Tolstói que adentramos na família de Ana, protagonista de "Para os que ficam". 

Ana vive em uma rotina extremamente dedicada aos cuidados de seu pai, um senhor idoso que sofre de Alzheimer, enquanto tenta reconstruir sua vida que foi, até então, uma coleção de tragédias e péssimos relacionamentos, seja com o seu antigo marido - que assim como ela sofria de alcoolismo e todos os seus cruéis efeitos; ou com seus dois irmãos - cuja relação se afundou nessa mesma época. 

Essa convivência diária com seu pai (que cada dia que passa vai perdendo as características que o torna essencialmente a pessoa que Ana conheceu sua vida toda) é dolorosa e a faz mergulhar em diversas memórias de seu passado: sua infância, a perda de sua mãe, o relacionamento com Jota e todas as pressões que sofreu quando era mais nova para se adequar ao papel social do qual sua família forçou ela a participar. 

Todo esse clima fúnebre chega ao ápice quando o pai de Ana a prende no banheiro enquanto ela está tomando banho. A situação em si atinge Ana em cheio, que é tomada por uma crise de ansiedade e a faz ir mais fundo em tudo aquilo que já viveu, em um retrato poético e trágico sobre sua própria existência. 

Um livro intenso, e não teria como ser de outra forma! "Para os que ficam" oferece um retrato profundo de uma mulher marcada pelo trauma em uma escrita ágil e dolorida! O próprio autor fala sobre a forma como ele quis trabalhar com a figura feminina como protagonista em sua história (já que o livro é narrado em primeira pessoa): "Optei pela Ana porque sinto que as histórias das mulheres me tocam mais. (As mulheres) têm a sensibilidade aflorada, característica que me capta nas leituras nas quais a personagem é feminina, onde há a questão de uma luta interna intensa. Isso me atraí, me sensibiliza, e queria ter esse foco, essa possibilidade. Em outros livros,  no caso, de contos, já havia experimentado essas possibilidades e (o resultado) foi bastante positivo".

O livro possui alguns gatilhos, no entanto nenhum dos temas propostos são tratados com irresponsabilidade, pelo contrário. Alex consegue conscientizar de uma forma poética e bem necessária, o que torna a leitura mais fundamental de ser feita. 

"Quando pensei na relação da filha que cuida de um pai idoso e com dificuldades, quis mostrar o outro lado da história. A verdade é que esse cenário se apresenta para nós em diversas famílias,  só que raramente alguém nota a pessoa que cuida, o quão doente ela pode se tornar". 

O livro é curto, mas seu conteúdo é profundo e, nesse caso, foi digerida aos poucos! Mas confesso que a leitura de "Para os que ficam" me impactou de uma maneira muito pessoal. Leiam! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: COSMOS — UM SONHO DE ASTRONAUTA

Organizadores:   Jesus Abel de Moura  Editora:  Viseu Páginas: 293 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. No cenário d...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!