23 de fevereiro de 2023

RESENHA: RASGANDO O PANO

 


RASGANDO O PANO
Autor(a):  Waléria Leme
Editora: SGDZ

Páginas: 418
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Estamos em 1938. Isa é uma paulistana rica que está prestes a se formar num colégio para moças da elite.É apaixonada por Otávio, um estudante de direito, neto de imigrantes italianos pobres. Para viver esse amor, ela vai desafiar os preconceitos e obstáculos impostos pelo pai. Otávio é um idealista, vive e respira política na faculdade, onde os alunos são muito atuantes e protestam contra os desmandos do presidente Getúlio Vargas.Eclode a Segunda Guerra Mundial. Quando um submarino alemão ataca e afunda navios brasileiros, Getúlio Vargas decide entrar na guerra e enviar soldados para lutar contra os nazistas na Europa.Agora, Isa e Otávio precisarão também passar pela guerra.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Rasgando o pano: Uma jovem decidida, um estudante idealista e uma guerra não escolhida lançado pela editora SGDZ. O livro é de autoria de Waléria Leme e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Duas realidades diferentes que são impactadas por uma guerra que alterou os rumos da história mundial. Em "Rasgando o pano: uma jovem decidida, um estudante idealista e uma guerra não escolhida" nós acompanhamos a trajetória de Isa e Otávio. 

Isa vem de uma família com posses e passa seus dias em um colégio de elite para meninas, ela acaba conhecendo Otávio, um rapaz de origem humilde mas que batalha para conseguir uma melhor posição na sociedade paulista cursando direito em uma faculdade próxima. 

Com a segunda guerra explodindo ao redor do mundo, uma pequena força brasileira é enviada para lutar na Itália, entre os 'pracinhas' está Otávio, que precisa abandonar tudo e todos que conhece e ama (inclusive Isa) para batalhar em outro continente. 

Uma leitura forte, apaixonante e extremamente necessária. Pouco eu conhecia a respeito desse período da segunda guerra mundial envolvendo o Brasil, isso porque aprendemos sobre o conflito em escala mundial, pouco voltado para suas consequências em território nacional. 

O que mais me impressionou nesse livro de cerca de quatrocentas páginas foi como a autora conseguiu dosar uma narrativa leve e com um plano de fundo romântico ao caos que foi a segunda guerra. Waléria tem êxito ao trazer esses dois lados tão opostos e, ao mesmo tempo, nos guiar pela São Paulo da década de 1930 e 1940!

A autora fez um extenso trabalho de pesquisa para construir sua narrativa, indo a museus e lugares históricos de São Paulo para resgatar os detalhes da época. Um dos planos de fundo do livro é o baile que ocorre no Trianon, onde agora conhecemos como Museu do MASP. 

Além disso, a autora colheu diversos depoimentos de ex estudantes do  Des Oiseaux, o colégio francês do qual Maria Isabel frequentou durante parte da história. Tudo isso para criar um clima de verossimilhança com o real.

Um outro fator que o livro mostra é como  os 'pracinhas' foram pra guerra sem preparação alguma, contando com a ajuda de outros soldados estrangeiros para entender o que estava acontecendo de modo geral. Isso fica muito claro nos capítulos que trazem os frontes e todo aquele cenário caótico do conflito. 

Além de São Paulo, conhecemos muito a região montanhosa da Itália, onde grande parte das batalhas acontecem. Assim como São Paulo, a ambientação é incrível e extremamente realista, mesmo que esses capítulos estejam emergidos em outra atmosfera, uma bem mais sombria.

Em uma entrevista, a autora fala sobre uma das referências para o título "Rasgando um pano", o contexto é que um dos soldados apelidou uma metralhadora alemã (que era extremamente rápida e mortal, dando cerca de 1500 tiros por minuto) de Lurdinha, pois o barulho que ela fazia lembrava a da máquina de costuma de sua namorada, chamada Lurdinha, e o nome acabou pegando entre os soldados, que costumavam dizer "Olha a Lurdinha rasgando o pano" se referindo ao metralhar. 

Enfim, ideal para quem quer ler um ótimo romance histórico ou quer começar a ler algo do gênero, "Rasgando o pano" realmente tem potencial para virar uma grande série de sucesso do nosso país, fica a indicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!