24 de abril de 2023

RESENHA: VERSOS VERDES E VERSÕES

 


Autor(a):  José Augusto Fontes
Editora: Editora Scortecci
Páginas: 92
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Poesia verde, cheia de sentimento, com versões que transbordam e abordam desde o mais simples ao mais misterioso do ser e do amor, da ecologia e da preocupação social, da flor e da dor. Sensibilidade marcante e poética envolvente, com passeios pelo íntimo inesgotável e pelo exterior infinito, beirando matas, sertões, encantos, paixões e preocupações sociais. Amor verdinho e versões palpitantes. Poemas desenhando belas e cativantes sensações.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Versos verdes e versões,  publicado pela editora ScortecciO livro é de autoria de José Augusto Fontes e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.



Poucos livros de poesia me cativaram tanto igual "Versos verdes e versões". Escrito por José Augusto Fontes após um momento crucial de sua vida, é impressionante ler esse conjunto de poemas e notar quão forte e devastador é o poder das palavras. 


Digo isso porque no prefácio, o jornalista Francisco Dandão já diz que grande parte desse livro foi escrito após a experiência de quase morte do autor por conta da COVID-19. E esse talvez seja o fator que mais altere o modo de escrita de José nessa nova obra (além desse trabalho, o poeta já publicou outros títulos como Páginas da Amazônia — Proseando na Floresta e Sementes da Poesia na Floresta). 
[...]
Desenhei. Morri e renasci, a janela florida se abriu
Viajei então num céu de anil 
Foi quando pisei na terra de partida
Atrás deixei a dor anestesiada, cortante e vil 
Equilibrei na corda e levantei do vazio instante
Sempre viverem um suposto arriscado que me seduz
Gritarei calado. Fui ressuscitado. Nasci e morri em abril. 

Dando foque para tudo aquilo que o período pandêmico tornou claro, a forma como José relata suas experiências pessoais e calamidades sociais que nós vimos nos jornais e ao nosso redor durante esse período tão complicado é, no mínimo, brilhante. Pois sua poesia é crua e cortante quando necessário. 


Afinal, quantos de nós vimos pessoas passando por dificuldades nos últimos anos? A injustiça social com certeza se tornou ainda mais evidente dado que muitas famílias nem tinham o que comer ou como se proteger do vírus. O autor fala sobre isso de um ponto de vista sensível em diversos poemas, como "Dor insuportável", "Coragem para dormir" e outros.

Barriga vazia nem dá sono 
Todo dia o abandno arrepia 
O desdém é a cantiga de ninar 
Na noite fria que não tem outono 
Na fome inimiga que se tem 
E nenhum nome há para gritar
Só um desamor para acomodar 
Essa vida vazia está além da poesia 
Só o poder está à vontade no seu trono 
Essa é a desigualdade e o homem é o refém 
E este mundo, será que dono tem? 

Além do cunho social, o cuidado ambiental e a exaltação da natureza parece permear toda a obra do autor, além do próprio texto, o livro conta com diversas imagens que detalham a magnitude da fauna e flora nacional. Isso faz com que a leitura seja ainda mais enriquecedora!


A poesia descalça e crua tece canções
Dança e canta trançando valsa com a lua 
Sonhando na beira da rua, tirando o lençol
Folha oliva fisgando amor, anzol e esmeralda
Move paixões ou flutua, desenho de sensações

Bom, é impossível não se comover com a leitura desses poemas, seja  por conta dos mais reflexivos aos mais amorosos, a métrica de José é precisa em criar versos que sejam fáceis e gostosos de serem lidos e declamados, aplicando a eles uma musicalidade deliciosa!


Fica a minha indicação para quem quer se aventurar nas memórias, vivências e relatos de um eu-lírico potente e muito articulado! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: ROTAS DE FUGA

Organizadores:   Cleone Ribeiro Editora:  Artêra Páginas: 313 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Rotas de Fuga é u...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!