Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Aurora Estelar lançado de pela editora Coverge. O livro é de autoria de D. R. Laucsen e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Aqui nós conhecemos a história de Shakir Adur'hal, uma contadora de apenas 19 anos que, após herdar a nave espacial de seu falecido marido, a Victory S.A, parte em sua primeira missão em nome da Sociedade Aurora.
Embora seja tímida e tenha dificuldades de se comunicar, Shakir precisa manter o controle e a moral da tripulação, que é uma das mais importantes e bem equipadas do universo. Com a ajuda do primeiro tenente, um homem chamado Zacharias veterano de guerra e amigo de seu marido, eles partem em uma missão para desmantelar uma rebelião em um planeta distante do centro da civilização.
A missão foi dada para Shakir na intenção se estreitar sua relação com a nova tripulação da qual deve comandar. Para isso, Zach vai ensinando sobre o papel dos comissários, a anatomia da nave e técnicas de lideranças e políticas; afinal uma série de interesses opostos parece rondar Shakir dentro de sua própria nave, e para impedir que um montim se desenvolve, Shakir terá que aprender tudo isso de forma rápida.
Como se isso não fosse suficiente, a jovem capitã irá enfrentar diversos desafios, como mentiras dos Presidentes locais e traição de seus próprios soldados, o que a leva a questionar sua capacidade como comandante em um mundo do qual, há poucos dias, não era seu.
Ideal para quem gosta de séries como Star Trek e A Guerra do Velho, esse primeiro livro dos Contos de Aurora Estelar serve muita ficção científica e viagens interplanetárias regadas a momentos de ação e disputa política intricada. Gostei muito de ver como Shakir precisa sair de sua bolha e desenvolver um lado seu que jurava que não existia: o de liderar.
Aris, uma amiga de Shakir, fala no começo da obra que a menina sempre foi levando as coisas de forma pouco autoritária, deixando-se levar; e vi muito disso na personagem no começo. Além de sua timidez que a atrapalhava para criar autonomia. Logo, a Shakir do final do primeiro livro pouco se assemelha àquela do começo! Essa transição é coerente e vem de uma série de experiências que acontecem no decorrer dessa leitura.
E que leitura! Eu amei me aventurar pelos perigos que Shakir atravessa. Além da protagonista nós temos outros personagens tão bem construídos como ela, tais quais Anika, Zach, Jason, Rak e alguns outros. Conhecer a comitiva da Victory foi incrível e mal posso esperar para pisar nesse universo novamente!
A política também é um aspecto bem forte de Aurora Estelar, principalmente aquela que estabelecemos com os outros. O jogo de interesses nesse livro é gigante e percebemos que cada personagem tem seu próprio, o que os tornam muito verossímeis!
O arco final do livro é bem empolgante e senti que o autor guardou as cenas de ação para os momentos em que o livro mais precisava! Por isso, a leitura foi extremamente fluída e consegui terminar o primeiro volume, com suas trezentas e poucas páginas, em alguns dias!
Além de "Aurora Estelar", o universo de Diego Laucsen tem outros livros já publicados! Fica a dica para quem quiser se aventurar em uma história emocionante e cheia de referências a ficção-científica!