Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje o post é mega especial, pois estamos inaugurando nossa seção de Entrevista com autores aqui no site! Sem mais delongas, nosso primeiro entrevistado é Jefferson Matoso, autor do livro "O avesso no espelho". Confira abaixo a sinopse oficial do livro.
"Abner é um adolescente com uma família, amigos e uma namorada. O garoto é órfão de mãe e vive sob os cuidados do pai alcoólatra, Átila, com quem tem algumas desavenças e um relacionamento um pouco distante e conflituoso. No dia do seu aniversário de 16 anos, Abner passa por situações complicadas e (por que não dizer) tristes. Uma, em especial, é muito intrigante. O espelho do banheiro de seu quarto quebra-se e um portal é aberto. Abner acaba sendo transportado para uma nova dimensão, um novo mundo. O que será que acontecerá com ele? Para onde ele foi? Como voltará, já que o "portal" é tão… peculiar? As respostas, eu as deixo com você, leitor! Embarque na aventura de Abner!"
Confira a entrevista na íntegra logo abaixo!
Como sua carreira de escritor começou? O que o motivou a escrever seu primeiro livro "O Avesso no Espelho"?
Resposta: A minha carreira de escritor começou em 2008 quando decidi estudar escrita literária para transformar o roteiro de longa-metragem, O Avesso No Espelho, em um romance para submetê-lo a um concurso literário. O que me motivou a transformar O Avesso No Espelho em um livro foi o fato de poder garantir que a história chegasse ao seu público-alvo da forma como eu a concebi. E no meio audiovisual isto é quase impossível por questões técnicas, de orçamento ou até mesmo por diferença criativa entre produtores, diretores e/ou roteiristas.
Qual personagem mais divertido de escrever e qual o mais difícil?
Resposta: Sayona foi o mais divertido por ser um espectro, ele pode se transformar no que quiser e em quem quiser. O personagem mais difícil de escrever foi o Abner, protagonista da história, pois eu não queria que ele fosse somente bom, pois somos luz e sombra, então por que o personagem não poderia ser assim também? Além do arquétipo do herói foi preciso construí-lo com algumas nuances para que ele não soasse inverossímil.
Quais foram suas principais referências para escrever "O Avesso no Espelho"?
Resposta: As minhas principais referências para escrever O Avesso No Espelho foram: O Mágico de Oz, A história sem fim, Coraline, As Crônicas de Nárnia, o artigo do físico Stephen Hawking intitulado "Uma Saída Suave da Inflação Eterna?" onde se fala do multiverso sob a ótica da física quântica e, o livro O Poder do Subconsciente do Dr. Joseph Murphy no qual o autor traça um paralelo entre a mente e a realidade.
Como sua carreira no cinema te ajudou a criar a história e os personagens do seu livro?
Resposta: A minha carreira no cinema, principalmente como roteirista, foi fundamental para ter toda a trama já trabalhada. O que eu precisei fazer foi adaptar a linguagem cinematográfica para uma obra literária, o que foi e está sendo gratificante!
"O Avesso no Espelho" vai ficando mais sombrio conforme vamos lendo, como foi essa experiência de escrita? Que atmosfera você queria pro seu livro?
Resposta: Para esta resposta trarei um trecho de um texto que escrevi sobre o livro:
"Entre a luz e a escuridão, entre o topo e o precipício uma batalha será travada para que Abner possa conhecer a criatura mais incrível que poderia imaginar, ele mesmo."
A experiência de escrever em contraste (Luz e Sombra) ao mesmo tempo que foi bem interessante, também foi um tanto difícil, já que se não houver um cuidado maior com a história e seus personagens, a obra pode cair no maniqueísmo
Qual foi o primeiro livro que você leu e se apaixonou?
Resposta: primeiro livro pelo qual me apaixonei foi Um Leão em família do Luiz Puntel ainda na minha pré-adolescência.
O que você escuta quando está escrevendo?
Resposta: Quando estou escrevendo gosto de escutar músicas mais calmas, de preferência que sejam somente instrumentais.
Que conselho você daria ao Abner, protagonista de sua história, se pudesse?
Resposta: O conselho que eu daria ao Abner, protagonista de O Avesso No Espelho seria: Olhe em volta e perceba toda a beleza que está ao nosso redor e, como é bom estar vivo, livre, com saúde e perto das pessoas que amamos. Então simplesmente agradeça.
Tem planos para uma próxima história? Quer dar um pequeno spoiler pra gente?
Resposta: Tenho planos para uma nova história sim, mas a que tudo indica terá um universo, personagens e gênero completamente diferentes de O Avesso No Espelho.
Espero que tenham gostado da entrevista! Confira mais informações sobre livro (assim como o link para compra) logo abaixo:
Autor(a): Jefferson Matoso
Editora: Viseu
Abner é um adolescente com uma família, amigos e uma namorada. O garoto é órfão de mãe e vive sob os cuidados do pai alcoólatra, Átila, com quem tem algumas desavenças e um relacionamento um pouco distante e conflituoso. No dia do seu aniversário de 16 anos, Abner passa por situações complicadas e (por que não dizer) tristes. Uma, em especial, é muito intrigante. O espelho do banheiro de seu quarto quebra-se e um portal é aberto. Abner acaba sendo transportado para uma nova dimensão, um novo mundo. O que será que acontecerá com ele? Para onde ele foi? Como voltará, já que o "portal" é tão… peculiar? As respostas, eu as deixo com você, leitor! Embarque na aventura de Abner!