18 de março de 2023

RESENHA: O CAMINHO DOS REIS

 


O CAMINHO DOS REIS 

Autor(a):  Brandon Sanderson
Editora: Trama

Páginas: 1240
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Roshar é um mundo de pedras e tempestades. Essas estranhas tormentas, de incrível poder, varrem o terreno rochoso com tanta frequência que terminaram moldando não apenas a ecologia, mas também a civilização. Animais que se escondem em conchas, árvores de galhos rígidos e uma vegetação que se retrai e se revela. As cidades só podem ser construídas onde a topografia oferece abrigo.Já se passaram séculos desde a queda das dez ordens conhecidas como os Cavaleiros Radiantes, mas suas Armaduras e Espadas Fractais permanecem: objetos místicos que transformam seres comuns em guerreiros praticamente invencíveis. Homens dão seus reinos em troca das Espadas Fractais. Guerras são travadas por elas, e são elas que garantem a vitória.Uma dessas guerras ocorre em uma paisagem inóspita conhecida como Planícies Quebradas. Lá, Kaladin, que abandonou seus estudos de medicina em troca de uma lança para proteger seu irmão mais novo, foi reduzido à escravidão. Agora, em meio a um conflito que parece não fazer sentido, no qual dez exércitos lutam isoladamente contra um único inimigo, Kaladin busca manter seus homens enquanto sonda os outros líderes.O Luminobre Dalinar Kholin comanda um dos exércitos. Assim como seu irmão, o falecido rei, ele é fascinado por um texto antigo chamado “O caminho dos reis”. As visões dos tempos antigos e dos Cavaleiros Radiantes o fazem duvidar até da própria sanidade.Do outro lado do oceano, a jovem Shallan, ainda inexperiente, procura realizar seu treinamento com a Luminosa Jasnah Kholin, a sobrinha herege de Dalinar. Embora aprecie o aprendizado, a motivação de Shallan não é tão nobre assim. Enquanto planeja um roubo um tanto ousado, a pesquisa que faz para Jasnah sugere segredos dos Cavaleiros Radiantes ― e a verdadeira causa da guerra.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O caminho dos reis lançado pela Trama O livro é de autoria de Brandon Sanderson e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

"Vida antes da morte.
Força antes da fraqueza.
Jornada antes do destino."

O planeta de Roshar é caracterizado por seu terreno acidentado e rochoso e clima tempestuoso.  As frequentes e formidáveis ​​tempestades tiveram um impacto profundo na ecologia e na civilização do mundo. Com isso, surgiram enormes criaturas que vivem em conchas, além de árvores com galhos robustos e completamente diferente de tudo já visto. 

Conhecemos também um pouco da história mística desse planeta, mais especificamente as dez ordens que ficaram conhecidas como "Cavaleiros Radiantes", no entanto eles caíram séculos atrás, mas suas Armaduras e Espadas Fractal ainda perduram como armas místicas e formidáveis.  Indivíduos comuns são transformados em guerreiros quase invencíveis ao empunhá-los, fazendo com que alguns abandonem reinos inteiros em troca de uma única espada.  Guerras foram travadas por esses itens cobiçados, sua posse geralmente garantindo a vitória.

Bom, vamos aos personagens! 

Nas Planícies Quebradas nós conhecemos Kaladin, um ex-estudante de medicina que abandonou seus estudos para proteger seu irmão, acabou sendo escravizado junto a outros homens para arrastar pontes nas Planícies. Enquanto luta para sobreviver, Kaladin procura apoio de outros homens que perderam as esperanças para se voltar contra aquele sistema tão cruel.

Dalinar Kholin é o irmão do falecido rei e agora trabalha como líder dos exércitos reais. Além de servir como tutor para o jovem rei, Dalinar parece ter criado um estranho fascínio com os manuscritos antigos chamado "O caminho dos reis", que narra as aventuras dos antigos e  poderosos cavaleiros que vagavam por essas terras milhares de anos atrás. 

Em uma costa distante, Shallan prossegue seus estudos sob a tutela de Jasnah Kholin, a sobrinha pouco ortodoxa de Dalinar.  Embora ela aprecie as lições transmitidas, a verdadeira intenção de Shallan é menos do que pura.  Enquanto ela planeja um assalto ousado, a pesquisa de Jasnah revela as verdades ocultas sobre os Cavaleiros Radiantes e a verdadeira causa da guerra.

Gente... QUE HISTÓRIA INCRÍVEL. Em pensar que eu sempre quis ler os épicos de fantasia escritos por Brandon Sanderson, maas nunca consegui porque a editora antiga do autor aqui no Brasil simplesmente parou de lançar os volumes de suas séries! 

Por sorte, a editora Trama comprou os direitos de uma das maiores séries de fantasia já escritas, isso mesmo.... Os relatos da guerra das tempestades já tem quatro volumes lançados e eu estou DOIDO pra continuar a leitura desse mundo tão incrível e tão detalhado que o Sanderson criou, não é por menos que ele demorou dez anos só pra sistematizar tudo o que ele queria escrever para essa série. 

O primeiro livro entrega tudo o que promete e mais um pouco. O ritmo de escrita de Sanderson é impecável, te prendendo desde o primeiro prólogo (sim, porque o livro conta com vários prólogos) até o capítulo final desse primeiro volume. Sério, eu fiquei impressionado com o controle de narrativa que esse homem possuí!

No primeiro volume conhecemos com mais profundidade esses três incríveis personagens, e preciso dizer que já estou completamente rendido por Kaladin, um homem tão sofrido que é impossível não se conectar e torcer pelo ex-curandeiro em toda sua empreitada. Eu posso ficar falando sobre esse livro por HORAS e por todo o cosemere (universo compartilhado do autor) pra vocês, mas acredito que não conseguiria fazer jus a tudo o que esse livro representou pra mim. 

Nem preciso dizer que já estou completamente rendido ao Sanderson, por mais que o livro seja um CALHAMAÇO GIGANTESCO com mais de mil páginas de narrativa, eu devorei esse livro de uma forma que não fazia com uma história há muito tempo! 

Bom, fica a indicação! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!