27 de fevereiro de 2019

RESENHA: VOX


VOXVox
Autora:  Christina Dalcher

Editora:
 Arqueiro
Páginas
: 320
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos

Uma distopia atual, próxima dos dias de hoje, sobre empoderamento e luta feminina. “Uma recriação apavorante de O conto da Aia no presente e um alerta oportuno sobre o poder e a importância da linguagem.” O governo decreta que as mulheres só podem falar 100 palavras por dia. A Dra. Jean McClellan está em negação. Ela não acredita que isso esteja acontecendo de verdade. Esse é só o começo... Em pouco tempo, as mulheres também são impedidas de trabalhar e os professores não ensinam mais as meninas a ler e escrever. Antes, cada pessoa falava em média 16 mil palavras por dia, mas agora as mulheres só têm 100 palavras para se fazer ouvir. ...mas não é o fim. Lutando por si mesma, sua filha e todas as mulheres silenciadas, Jean vai reivindicar sua voz.

Com o passar do tempo, podemos acompanhar diversas ondas literárias ganhando forma no mercado nacional, mas a distopia sempre foi presente no cotidiano das pessoas. Não há muito critério para o gênero distópico, apenas a distinção de que se passe em um futuro pessimista, onde a opressão é vigente. Por isso somos levados a derivações de distopia, seja das mais "teens", como Jogos Vorazes, ou mais adultos como O Conto da Aia. Neste cenário, surge Vox, que mescla alguns gêneros para criar a obra tratada. 



Na história, as mulheres vivem com sua maior força sendo controlada e limitada. Essa força se dá pela voz. Aqui, todas as mulheres (sejam crianças ou adultos), vivem com dispositivos em seus braços e gargantas, sua função é bem simples, contar todas as palavras ditas pela mulheres que o carrega, caso o contador chegue a cem palavras em um único dia, qualquer palavra a mais dita causa uma disparada de eletricidade, dando um terrível choque.

"Toda era em que vivem os seres humanos é uma era de ansiedade" respondeu o outro [...] "Se me perguntarem a era em que vivemos, é a da violência. Me parece que todo mundo tem violência na cabeça hoje em dia. E acho que vamos simplesmente continuar por esse caminho até não ter nada mais que estragar. Se você parar para pensar, é assustador."
"Bem talvez a gente esteja vivendo a era da ansiedade e da violência"
Em um estado totalitário influenciado por autoridades religiosas fanáticas, a sociedade se transforma no mundo de Vox, tudo começa de forma sutil, uma disciplina escolar que é alterada em ensino religioso, um corte em direitos humanitários e por aí vai... Até chegar no total controle do direito de ser um ser politizado ou racional; a habilidade de nos comunicarmos, pois tudo vai muito além de cota de palavras diárias, qualquer tentativa de contato não-verbal é igualmente punido, zelando a ideia de que as mulheres não devem se expressar de forma alguma, apenas servir as tarefas do lar e da família.

Nesse mundo somos jogados na vida da Jean, uma mãe que se vê aprisionada em sua própria vida. Uma cientista que agora é limitada a tarefas básicas é escoltada pelo governo para um serviço, mesmo sendo contra tudo que aquele sistema totalitário representa, Jean poderá trabalhar e viver sem o dispositivo de controle, e com isso passa a redescobrir o poder que suas palavras resguardam.

Quando eu comprei o livro fiquei encantado por seu conteúdo, justamente por trazer um tema tão importante a ser discutido em épocas truculentas de ideias de totalitarismo. Sucessos como O Conto da Aia abriram um espaço para obras deste tipo surgirem com mais força no mercado. E acredite, gostei muito da forma como Vox é conduzida durante boa parte do livro, mas mesmo assim encontrei alguns problemas durante minha leitura.

A falta de aprofundamento em diversos personagens me incomodou, temos diversas pessoas rodeando Jean, porém suas ações são movidas a sentimentos rasos e pouco explorados, o que diminui o impacto das ações do livro. O desenvolvimento da narrativa é outro (se não o maior) problema do livro, tudo começa muito bem, de forma bem direta e bem construída, entretanto, conforme a história avança, ela fica confusa - parece mudar um pouco o foco -, e não agrada.

Tais problemas ocasionam em um final bem decepcionante a corrido, isso porque o plot final acontece faltando pouquíssimas páginas para acabar o livro, dando um tempo minúsculo para ele evoluir da forma precisa, assim, somos banhados de informações e passagens de tempo nas últimas dez páginas.

Mesmo funcionando com um toque de thriller até excessivo, com alguns diálogos fáceis demais na tentativa de causar repulsa e certos personagens e afeto a outros, alguns dos métodos de Christina Dalcher são ótimos para refletirmos sobre a política que nos ronda, e isso para mim é um dos maiores poderes que a literatura possui.

"Aprendi outras coisas nesse último ano. Aprendi como é difícil escrever uma carta para meu congressista sem ter uma caneta, ou postar uma carta sem ter selo. Aprendi como é fácil para o vendedor da papelaria dizer "Sinto muito, senhora, não posso vender isso pra você", ou para o trabalhador dos correios balançar a cabela quando uma pessoa sem o cromossomo Y pede selos.
Aprendi com uma rapidez uma conta de celular pode ser cancelada e como os rapazes alistados podem ser eficientes em instalar câmeras. Aprendi que, assim que um plano é estabelecido, tudo pode acontecer da noite pro dia."

7 comentários:

  1. Parece ser um livro muito bom. Nunca ouvir falar dele, adorei a sinopse! Bem interessante! ❤

    ResponderExcluir
  2. oi!
    è um livro otimo, com um tema bem atual...É extremamente necessário nos tempos sombrios que estamos vivendo.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia! Tema importante e que precisa ser encarado com seriedade e cautela!

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto uma resenha antes sobre o livro, certamente ele parece bem interessante, essas distopias são sempre uma crítica a nossa sociedade, sempre e válido conhecer

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito interessada na história, essas criticas são super importantes para reflexão.

    ResponderExcluir
  6. Interessante, vou dar uma pesquisada sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  7. Não havia ouvido falar no livro.
    Gosto de obras literárias com essa perspectiva.
    Claro que amei a sugestão!
    Também achei bastante interessante o quote que você disponibilizou na postagem.
    Realmente parece ser um livro muito reflexivo e crítico!
    Valeu pela dica!
    Sucesso!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!