A Princesa Prometida
Autor: William Goldman
Editora: Intrínseca
Páginas: 272 páginas
Resenha escrita por: Leonardo Santos
Livro cedido pela editora
Buttercup é uma camponesa que se apaixona perdidamente por Westley, o jovem humilde que trabalha na fazenda do pai dela. Juntos, eles descobrem o amor verdadeiro, mas um trágico acidente envolvendo um navio pirata os separa. Em poucos anos, Buttercup se torna a mulher mais bonita de todos os reinos e acaba sendo pedida em casamento pelo sádico príncipe Humperdinck. Mas nada, nem um poderoso príncipe amante da caça, é capaz de separar esse amor, e o destemido Westley volta para resgatar sua princesa que foi prometida a outro.
Um livro dentro de um livro, uma história atrelada a outra. Fiquei um bom tempo pensando em como eu escreveria uma resenha para A Princesa Prometida, livro de William Goldman que foi brilhantemente publicado pela Editora Intrínseca. Minhas dúvidas a respeito de escrever essa resenha foram por conta do enorme valor emocional que essa história tem pra mim, isso porque eu AMO a adaptação cinematográfica dessa história, assista sempre quando passava na TV, considerado um clássico por muitos (inclusive eu mesmo), a hype para ler a obra de William Goldman foi grande, e confesso que sim, ela atendeu todas minhas expectativas.
O capítulo inicial mostra o ponto de vista do próprio autor e sua infância escolar um tanto quanto frustrada, entretanto a alegria para o jovem era uma história narrada pelo seu pai, uma história intrigante e fantasiosa sobre, como eles mesmo diziam , era repleta de "Esgrima. Luta. Tortura. Veneno. Amor verdadeiro. Ódio. Vingança. Gigantes. Caçadores. Homens maus. Homens bons. As moças mais bonitas. Cobras. Aranhas. Criaturas de todos os tipos e formas. Sofrimento. Morte. Homens corajosos. Homens covardes. Os homens mais fortes. Perseguições. Fugas. Mentiras. Verdades. Paixões. Milagres”. Como não se interessar por uma história dessas?
O autor, neste caso, quer publicar o livro que tanto amava na infância, após uma procurar pela obra, temos então seu material final, e é aí que começa a história prometida. Buttercup é a protagonista deste universo fantástico, dona de uma das belezas mais notáveis do reino, ela se apaixona perdidamente por Westley, um camponês que promete a ele ir para as Américas em busca de riquezas para enfim, casar com Buttercup. Aí entra a mão cruel do destino, o navio em que Wes viajava sofre um naufrago, e Buttercup sofre com a perda de seu amado. Um bom tempo se passa quando o príncipe de Florin, Humperdinck, avista Buttercup e se apaixona pela bela donzela.
Mesmo não sendo apaixonada pelo príncipe, Buttercup aceita seu pedido de casamento, entretanto, dias antes da cerimônia, a moça é sequestrada por três revolucionários. Daí a trama avança de uma forma nem tão esperada.
Vamos lá, pra começar o que mais me prendeu no livro foi a forma como a história é abordada, mesmo parecendo possuir diversos elementos que podem soar meio clichês em livros de fantasia, A Princesa Prometida eleva seus elementos acima de qualquer clichê, seja pela forma como a história é apresentada (como o autor sendo também um personagem), pela digressão dos personagens com o leitor ou até mesmo pelas reviravoltas que ocorrem durante a leitura (reviravoltas das quais não irei citar aqui para não estragar a experiência de quem ainda não leu).
A grande sacada mesmo está na estrutura da narrativa, que diverte e te faz duvidar se o que você está lendo é fictício ou não (até se é real ou não dentro da história, é uma loucura!). Mas é só reparar nos outros trabalhos do autor, Goldman já ganhou Oscar por roteiro original e também foi o encarregado de adaptar a história de Todos os Homens do Presidente, que fala sobre o escândalo de Watergate.
Acho incrível estas histórias dentro de histórias, principalmente quando o autor se torna personagem e da ainda mais realismo ao fantástico.
ResponderExcluirSiim, é incrível e te dá um nó mental maravilhoso haha
ExcluirEu vi essa capa no instagram da editora e achei ela meio confusa, mas um confuso bonito sabe?
ResponderExcluirAdorei a história, fiquei com muita vontade de ler e adoro narrador personagem, acho que isso faz a história ficar mais real, acho muito legal! Sua resenha ficou ótima e suas fotos também estão muito bonitas!!
Oi Bia, muito obrigado! A capa é meio confusa mesmo, a história também, mas é um confuso que faz sentido haha
ExcluirOlaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
ResponderExcluirQuando o Escritor entra na história (ou estória) é bastante top. É uma outra visão e esta é bem encantadora.
Beijokitaz
www.devaneiosdemissl.com
Muito encantadora, leia que você vai se apaixonar
ExcluirGosto muito de ler história assim com certeza vou ler, obrigada
ResponderExcluirOi, tudo bem? Gente que edição mais linda. Não tinha visto esse lançamento da Intrínseca. Adoro livros de capa dura. Achei a premissa bem interessante e fiquei curiosa pra ler. Beijos, Érika =^.^=
ResponderExcluirQue capa mais linda, adoro essas ilustrações medievais e essa obra me chamou demais a atenção e me despertou a vontade de ler na íntegra, pois sua resenha aguçou demais minha curiosidade.
ResponderExcluir