10 de dezembro de 2019

RESENHA: A VIDA E OS AMORES DE EDGAR ALLAN POE


A VIDA E OS AMORES DE EDGAR ALLAN POE
Autores: 
R. F. Lucchetti & Eduardo Schloesser
Editora: Sebo Clepsidra

Páginas
: 180 páginas
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos
Compre aqui!


"A Vida e os Amores de Edgar Allan Poe" é uma biografia em quadrinhos do célebre autor estadunidense. O roteiro é assinado por R. F. Lucchetti, um veterano da literatura fantástica nacional, e a quadrinização ficou a cargo de Eduardo Schloesser, que dedicou seis anos na produção. A narrativa cobre do nascimento à morte do autor, dando especial destaque às relações interpessoais de sua vida.
A Editora Sebo Clepsidra preparou uma encadernação em capa dura e usou papel couché 115 g para dar um acabamento de alta qualidade ao material. São 180 páginas, sendo 160 de quadrinhos e 20 de textos de apoio, que incluem um prefácio por Edson Negromonte, biografias dos autores por Matheus Garcia e um posfácio de Schloesser.




Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Minha resenha de hoje é mega especial, isso porque o livro que me baseei para escrever essa análise entrou no hall das edições mais incríveis da qual posso me gabar por ter na estante. O livro em si é A Vida e os Amores de Edgar Allan Poe, do sebo Clepsidra. O livro é em forma de HQ e conta um pouco da vida de um dos autores mais conhecidos de todos os tempos. 

É interessante pensar que conhecemos e estudamos Allan Poe mesmo séculos depois de sua morte, entretanto, durante sua vida, Poe não recolheu do prestígio que hoje sua figura tem na literatura. Pelo contrário, por mais que seu estilo e estética causasse um entretenimento nos veículos dos quais Poe divulgava seus contos por alguns trocados (como em jornais e revistas periódicas), o valor literário de sua obra foi ignorado por muitos anos, mesmo após sua morte. 

Esse tema tão recorrente em grandes artistas (vide Van Gogh, por exemplo), ocupa um dos palcos da narrativa desta maravilhosa HQ, outro tema trazido pelo enredo é, como o próprio título já denuncia, sua vida amorosa (e como isso afetou sua escrita). 

O enredo em si circula entre o real e o ficcional nos levando a uma imersão na consciência do autor, tal imersão só é possível graças ao excelente trabalho de roteiro e arte. Inspirado no livro Israfel: Vida e Época de Edgar Allan Poe, o enredo, moldado por R. F. Lucchetti, nos brinda com detalhes acerca da infância de Poe, desde a tragédia que levou seus pais ainda quando criança aos seus estudos em internatos internacionais e tempo servido no exército. Tudo é conduzido de forma natural de forma coerente. 

Entretanto, o que mais chama a atenção é o trabalho artístico. Eduardo Schloesser tem um traço maravilhoso e cheio de personalidade. É graças a esta característica que Poe ganha vida na nossa frente! As artes contidas nesta bela edição enchem nossos olhos! Inclusive fiz um post anteriormente que trazia algumas das minhas artes preferidas! 

Além disso o livro conta com um material incrível no prefácio, onde fala um pouco sobre a influência de Poe na literatura e na cultura pop em geral. Também existe um posfácio onde os autores falam mais sobre o processo de criação do livro. Tais elementos completam e muito a obra num sentido geral, aprofundando ainda mais meu amor pelo exemplar.

Enfim galera, no geral essa edição simplesmente vai morar no meu coração, é raro uma editora trabalhar com tanto amor em cima de uma obra, tomar tanto cuidado tanto na curadoria quanto na parte estética! Apresentei um seminário sobre um dos contos do Allan Poe em meu curso na faculdade e levei este exemplar, confesso que ele roubou toda a atenção, mas nada mais do que justo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: SEM AR

Organizadores:   Bel Barreto Editora:  Viseu Páginas: 340 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. […] comecei a ouvir o...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!