5 de fevereiro de 2021

RESENHA: CHAMAS DA MALDADE


CHAMAS DA MALDADE

Autor(a): Geraldo Rocha
Editora: Independente.

Páginas: 134
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Valentim e Patrícia eram amigos e de repente descobriram-se apaixonados um pelo outro. Sonhavam em construir um vida juntos, sem saber que o destino planejava outros caminhos para eles. Danilo era um garoto instável, com pesadelos que assombravam sua mente. Era amigo de Valentim e Patrícia, e em segredo, alimentava uma paixão doentia pela namorada de seu amigo. Miqueias era um guru espiritual que tentava ensinar o amor e a tolerância entre as pessoas. Queria fazer de Danilo seu sucessor na igreja Templo de Saturno. A vida desses personagens irão se cruzar em uma saga de amor, misticismo e violência. O que será mais forte? O amor ou a maldade que existe dentro de cada ser humano?


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Chamas da maldade, lançado de forma independente. O livro é de autoria de Geraldo Rocha.



Em uma pequena cidade no interior da Bahia, nós conhecemos a trajetória de Danilo, um rapaz que é adotado por Pascoal e a Filomena, um casal sem filhos. Desde criança Danilo parece se diferenciar dos demais: seu comportamento muitas vezes é considerado estranho e o rapaz parece ter um lado cruel que desperta o medo de um de seus únicos amigos, Valentim.  Isso associados ao fato do menino dizer escutar vozes malignas o torna um estranho no ninho.

Também conhecemos Miqueias, o líder de uma instituição religiosa fundada por ele mesmo e chamada Templo de Saturno. O homem criou uma afeição ao Danilo desde muito cedo pelo fato do rapaz frequentar as reuniões do grupo. No entanto, os métodos adotados por Miqueias com relação a religião parecem um tanto... ortodoxos. Isso fascina muito Danilo, e logo percebe-se que o guru tem uma estranha influência no rapaz. 

Após uma série de acontecimentos que colocam Danilo fora de sua pequena cidade, ele retorna com a notícia de que seu amigo de infância está prestes a se casar com a menina que gostava, Patrícia. Danilo então sente que as vozes voltam a sua mente, o tentando a causar uma nova tragédia.

Pois bem, galera! Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Geraldo Rocha e meu resultado foi bastante satisfatório! Por ser uma narrativa curta, o autor nos entrega uma progressão rápida da história, o que a torna fluída!

Além disso, gostei da construção dos personagens que rondam a história, principalmente pelo fato deles serem complexos (destaco aqui Danilo e Miqueias). Existe um certo desconforto em algumas cenas, principalmente no ato final do livro, mas ainda assim as ações são condizentes aos desenvolvimentos dos personagens. 


O autor toca em uma série de fatores sociais bem interessantes, mesmo que seja de forma breve (até porque esse não é o propósito da história, acredito), nos faz pensar a respeito de como a própria sociedade acaba sufocando indivíduos que não se encaixam em seus parâmetros rígidos, e como isso pode agravar um caso de distúrbio mental. 

O desenvolvimento do personagem principal e sua relação com terceiros foi algo que merece um destaque aqui, pois conseguimos captar a luta interna que é travada por Danilo, isso atribuí em muito para fazer a narrativa crescer conforme vamos avançando na leitura. 

Com relação ao final, confesso que esperava algo diferente... Achei brutal, condizente com toda a história, mas mesmo assim acabou me impactando um pouco. Por fim, a minha recomendação vai pra quem gosta de uma narrativa intensa e com personagens que te fazem questionar a respeito de suas intenções! Lembrando que o livro está disponível de forma gratuita na Amazon até o final de sábado (6 de feveiro) Boa leitura! 



4 comentários:

  1. Feliz de ver mais uma prata da casa aqui.
    Me parece ser uma leitura intensa com um protagonista de caráter duvidoso e com coadjuvantes enigmáticos.
    Pena que o final ficou aquém das expectativas

    ResponderExcluir
  2. Já pode ter desenhado um final na mente?? Com isso das vozes malignas, a gente que gosta de um bicho feio, já quer uma carnificina rs
    Nossa literatura brasileira é rica demais da conta e olha aí a prova disso. Um livro relativamente curto em número de páginas, trazendo uma estória rica!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Leo!
    O livro parece intrigante e intrincado, gosto quando se mistura essa questão do misticismo religioso com aspectos de doenças mentais, fica mais instigante e nos deixa curiosos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. A literatura nacional merece ser lida e difundida! Não conhecia esse título e com sua resenha, achei super interessante e misterioso.

    @yasmindeciles

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!