9 de fevereiro de 2022

ANTES QUE VOCÊ SAIBA MEU NOME

 


ANTES QUE VOCÊ SAIBA MEU NOME 
Autor(a):  Jacqueline Bublitz
Editora: Faro Editorial 

Páginas: 272
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Quando Alice Lee chegou a Nova York aos 18 anos, com apenas 600 dólares e uma câmera furtada, ela estava procurando por um novo começo. Um mês depois, Alice se torna mais uma vítima de assassinato que não pôde ser identificada. Ruby Jones também está tentando recomeçar depois de um relacionamento conturbado. Ela atravessou o mundo em busca de paz, de uma nova oportunidade… até que encontra o corpo de Alice às margens do rio Hudson. A partir desse encontro, as duas mulheres formam um vínculo inquebrável. Alice tem certeza de que Ruby é a chave para resolver o mistério sobre como tudo aconteceu. Ruby, lutando para esquecer a tragédia que presenciou, se recusa a deixar Alice ir... pelo menos até que ela tenha a oportunidade de contar a própria história.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Antes que você saiba meu nome lançado pela editora Faro Editorial. O livro é de autoria de Jacqueline Bublitz e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

Após sofrer muito em uma adolescência marcada pelo abuso, a jovem Alice Lee parte para Nova York em busca de uma nova identidade. Tentando apagar seu passado e construir uma nova vida, tudo que a jovem de 18 anos tinha ao chegar na cidade grande eram seiscentos dólares e uma câmera fotográfica. 

Sua viagem, porém, tem um destino macabro. 

Um mês após sua chegada, o corpo de Alice é encontrado nas margens de um rio por uma mulher chamada Ruby. Ruby Jones acaba de sair de um relacionamento abusivo e também procura uma nova oportunidade (igual Alice), e encontrar o corpo de uma menina tão jovem cria um vínculo único entre as duas. 

A partir daí Alice Lee conta sua história desde sua infância e todos os motivos que levaram ela até Nova York, seja por nunca ter conhecido seu pai, ter tido um círculo familiar frágil com uma mãe suicida, ou então pela adolescência marcada pelo abuso... 

E ao mesmo tempo vamos conhecendo a história de Ruby, que também tem sua história pra compartilhar e traços que se associam a vivência de Alice. Entre histórias narradas por mulheres vivas e mortas, "Antes que você saiba o meu nome" tece uma história interligada por diferentes vivências. 

Bom, esse é meu primeiro contato com a escrita da Jacqueline Bublitz, e confesso que fiquei surpreso ao ver como a autora consegue trabalhar com elementos tão pesados em sua narrativa de uma forma emocionante e fluída. No início pensei que "Antes que você saiba meu nome" seria um suspense policial ou algo do tipo, mas ao  avançar mais no livro me deparei com um drama muito bem desenvolvido.

Entre as principais temáticas do livro, acredito que a crítica social ao descaso que o sistema coloca jovens e crianças. Alice tem uma história de abandono que antecede todas as tristezas das quais ela passou, é inevitável não se perguntar o que ela poderia ter sido caso existisse um sistema e a ajudasse! 

Essas reflexões são bem recorrentes no texto (que é mais narrativo do que de diálogos), gostei muito de toda a proposta da autora e, por mais que essa não seja uma leitura fácil, é extremamente importante de ser feita.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!