.

RESENHA: DESTINOS OCULTOS - DESAMPARADO

15 de julho de 2022


 DESTINOS OCULTOS - DESAMPARADO 
Autor(a): João Campos 
Editora: Viseu

Páginas: 292
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Após presenciar uma terrível tragédia, Jimmy Richie, sem ninguém para recorrer, vê-se obrigado a encarar uma jornada traiçoeira, no extremo velho oeste, durante o século XIX. O jovem precisará enfrentar desafios e superar obstáculos que o aguardam, mas, principalmente, adaptar-se contra os perigos se quiser sobreviver e encontrar cada um daqueles que nele deixaram uma marca difícil de ser apagada.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  Destinos Ocultos - Desamparado  lançado pela Viseu Editora. O livro é de autoria de João Campos a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Sobreviver no velho oeste não é uma tarefa fácil. Nos estados unidos do século XIX, conhecemos George Richie, sua esposa e seu filho, o jovem Jimmy Richie. Uma família entre tantas outras, os Richies batalham para colocar comida na mesa e tentar sobreviver em um ambiente marcado pela violência. 

Em uma tarde em que George volta para a casa com uma pequena fortuna, os rumos daquela família parecem finalmente estarem prestes a melhorar, no entanto, uma tragédia recai sobre os Richies, e Jimmy se vê órfão da noite pro dia, em um ato brutal do destino. 

A partir desse ponto, acompanharemos a jornada do jovem Richie em um ambiente que não lhe é familiar. Conforme ele conhece novas figuras, como a bela Naiely, uma jovem nativo americana que tem sua rotina mudada completamente após a aparição de Jimmy em sua aldeia. 

Jimmy também acaba conhecendo outras figuras que marcam sua melancólica aventura, como Zonta, o pai extremamente rígido de Naiely e líder daquela aldeia; o coronel Castilo Dias, o trapaceiro Magnus Rainden, além do coronel Hierro de Las Cruces, um homem impiedoso e sedento por poder. 
 
Bom, galera. Eu nunca tinha lido um livro que se passasse no velho oeste, por isso acabei saindo da minha zona de conforto ao começar o livro de João Campos! A leitura desse livro foi muito mais fácil do que eu achei que seria, isso porque grande parte da narrativa de "Destinos Ocultos - Desamparado" é construída com diálogos rápidos, ao invés de descrições enfadonhas. 

A escolha do autor foi precisa, porque isso combina em muito com a narrativa rápida e cheia de ação da qual João escolheu para seu livro! Os personagens são bem divertidos e carismáticos, e aqui temos aquela luta de "mocinho versus vilão" de uma forma muito acentuada e que não se leva a sério demais, por sorte. 

Por diversos momentos eu fiquei com dó do Jimmy, pois ele é um personagem incrível que passa por uma série de desavenças e momentos tristes em um curto período de tempo, no entanto o seu crescimento conforme a narrativa vai se desenvolvendo e notável, o que o faz ficar bem mais forte e desenvolto como personagem. 

O prefácio do livro conta com uma das maiores inspirações do autor, o jogo "Red Dead Revolver", da Rockstar Games, por mais que eu não tenha jogado, vi que o ambiente do livro é bem construído e boa parte disso pode ser por essa referência, confesso que fiquei com vontade de jogar depois! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

RESENHA: O SANTO DAS SOMBRAS

SIGA NO INSTAGRAM

PORÃO NO YOUTUBE!







Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels