Autor(a): João Campos
Editora: Viseu
Páginas: 292
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.
Após presenciar uma terrível tragédia, Jimmy Richie, sem ninguém para recorrer, vê-se obrigado a encarar uma jornada traiçoeira, no extremo velho oeste, durante o século XIX. O jovem precisará enfrentar desafios e superar obstáculos que o aguardam, mas, principalmente, adaptar-se contra os perigos se quiser sobreviver e encontrar cada um daqueles que nele deixaram uma marca difícil de ser apagada.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Destinos Ocultos - Desamparado lançado pela Viseu Editora. O livro é de autoria de João Campos a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Sobreviver no velho oeste não é uma tarefa fácil. Nos estados unidos do século XIX, conhecemos George Richie, sua esposa e seu filho, o jovem Jimmy Richie. Uma família entre tantas outras, os Richies batalham para colocar comida na mesa e tentar sobreviver em um ambiente marcado pela violência.
Em uma tarde em que George volta para a casa com uma pequena fortuna, os rumos daquela família parecem finalmente estarem prestes a melhorar, no entanto, uma tragédia recai sobre os Richies, e Jimmy se vê órfão da noite pro dia, em um ato brutal do destino.
A partir desse ponto, acompanharemos a jornada do jovem Richie em um ambiente que não lhe é familiar. Conforme ele conhece novas figuras, como a bela Naiely, uma jovem nativo americana que tem sua rotina mudada completamente após a aparição de Jimmy em sua aldeia.
Jimmy também acaba conhecendo outras figuras que marcam sua melancólica aventura, como Zonta, o pai extremamente rígido de Naiely e líder daquela aldeia; o coronel Castilo Dias, o trapaceiro Magnus Rainden, além do coronel Hierro de Las Cruces, um homem impiedoso e sedento por poder.
Bom, galera. Eu nunca tinha lido um livro que se passasse no velho oeste, por isso acabei saindo da minha zona de conforto ao começar o livro de João Campos! A leitura desse livro foi muito mais fácil do que eu achei que seria, isso porque grande parte da narrativa de "Destinos Ocultos - Desamparado" é construída com diálogos rápidos, ao invés de descrições enfadonhas.
A escolha do autor foi precisa, porque isso combina em muito com a narrativa rápida e cheia de ação da qual João escolheu para seu livro! Os personagens são bem divertidos e carismáticos, e aqui temos aquela luta de "mocinho versus vilão" de uma forma muito acentuada e que não se leva a sério demais, por sorte.
Por diversos momentos eu fiquei com dó do Jimmy, pois ele é um personagem incrível que passa por uma série de desavenças e momentos tristes em um curto período de tempo, no entanto o seu crescimento conforme a narrativa vai se desenvolvendo e notável, o que o faz ficar bem mais forte e desenvolto como personagem.
O prefácio do livro conta com uma das maiores inspirações do autor, o jogo "Red Dead Revolver", da Rockstar Games, por mais que eu não tenha jogado, vi que o ambiente do livro é bem construído e boa parte disso pode ser por essa referência, confesso que fiquei com vontade de jogar depois!