15 de julho de 2022

RESENHA: DESTINOS OCULTOS - DESAMPARADO


 DESTINOS OCULTOS - DESAMPARADO 
Autor(a): João Campos 
Editora: Viseu

Páginas: 292
Ano de publicação: 2022
Compre através deste link.

Após presenciar uma terrível tragédia, Jimmy Richie, sem ninguém para recorrer, vê-se obrigado a encarar uma jornada traiçoeira, no extremo velho oeste, durante o século XIX. O jovem precisará enfrentar desafios e superar obstáculos que o aguardam, mas, principalmente, adaptar-se contra os perigos se quiser sobreviver e encontrar cada um daqueles que nele deixaram uma marca difícil de ser apagada.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  Destinos Ocultos - Desamparado  lançado pela Viseu Editora. O livro é de autoria de João Campos a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Sobreviver no velho oeste não é uma tarefa fácil. Nos estados unidos do século XIX, conhecemos George Richie, sua esposa e seu filho, o jovem Jimmy Richie. Uma família entre tantas outras, os Richies batalham para colocar comida na mesa e tentar sobreviver em um ambiente marcado pela violência. 

Em uma tarde em que George volta para a casa com uma pequena fortuna, os rumos daquela família parecem finalmente estarem prestes a melhorar, no entanto, uma tragédia recai sobre os Richies, e Jimmy se vê órfão da noite pro dia, em um ato brutal do destino. 

A partir desse ponto, acompanharemos a jornada do jovem Richie em um ambiente que não lhe é familiar. Conforme ele conhece novas figuras, como a bela Naiely, uma jovem nativo americana que tem sua rotina mudada completamente após a aparição de Jimmy em sua aldeia. 

Jimmy também acaba conhecendo outras figuras que marcam sua melancólica aventura, como Zonta, o pai extremamente rígido de Naiely e líder daquela aldeia; o coronel Castilo Dias, o trapaceiro Magnus Rainden, além do coronel Hierro de Las Cruces, um homem impiedoso e sedento por poder. 
 
Bom, galera. Eu nunca tinha lido um livro que se passasse no velho oeste, por isso acabei saindo da minha zona de conforto ao começar o livro de João Campos! A leitura desse livro foi muito mais fácil do que eu achei que seria, isso porque grande parte da narrativa de "Destinos Ocultos - Desamparado" é construída com diálogos rápidos, ao invés de descrições enfadonhas. 

A escolha do autor foi precisa, porque isso combina em muito com a narrativa rápida e cheia de ação da qual João escolheu para seu livro! Os personagens são bem divertidos e carismáticos, e aqui temos aquela luta de "mocinho versus vilão" de uma forma muito acentuada e que não se leva a sério demais, por sorte. 

Por diversos momentos eu fiquei com dó do Jimmy, pois ele é um personagem incrível que passa por uma série de desavenças e momentos tristes em um curto período de tempo, no entanto o seu crescimento conforme a narrativa vai se desenvolvendo e notável, o que o faz ficar bem mais forte e desenvolto como personagem. 

O prefácio do livro conta com uma das maiores inspirações do autor, o jogo "Red Dead Revolver", da Rockstar Games, por mais que eu não tenha jogado, vi que o ambiente do livro é bem construído e boa parte disso pode ser por essa referência, confesso que fiquei com vontade de jogar depois! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!