1 de dezembro de 2023

RESENHA: O AMOR EM MEIO AO DISSENSO

 


Organizadores: Newton Carneiro Primo
Editora: Artêra
Páginas: 613
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

UMA HISTÓRIA SURPREENDENTE E EMOCIONANTE, QUE RETRATA OS EMBATES DE UMA ÉPOCA DE MUDANÇA DE VALORES, CUJO PONTO PRINCIPAL É O QUE SEMPRE REGEU E DEVE CONTINUAR REGENDO AS NOSSAS VIDAS, AQUILO QUE ESTÁ ACIMA DE QUALQUER DISSENSO.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O Amor em Meio ao Dissenso: Romance de Uma Época de Extremos lançado pela editora Artêra. O livro é de autoria de Newton Carneiro Primo e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 


Tatiana, recém-divorciada e procuradora da República, se depara com a árdua tarefa de guiar seu lar solitariamente, absorvendo as responsabilidades parentais de seus filhos, Lucas e Simone, em um período de incertezas e perdas. 

É nesse intricado labirinto da vida que ela se conecta com David, um colega de profissão notável, porém, um homem introvertido e assombrado por conflitos internos mal resolvidos.

Uma atração entre os dois se estabelece, e a relação improvável entre Tatiana e David transforma a narrativa de sua existência, oferecendo-lhe uma vislumbre de sentido e a promessa de uma felicidade autêntica. Entretanto, a relação se complica à medida que segredos guardados por David emergem, lançando uma sombra sobre o amor dos dois.


Enquanto a pandemia da Covid-19 assola a sociedade e o desacordo político-ideológico permeia o país, Tatiana e David enfrentam uma batalha árdua para preservar sua união. 

Em um cenário onde extremos opostos se entrelaçam, os casal e todos os outros personagens que rondam suas órbitas são desafiados a transcender suas concepções, não guiados por conveniências pessoais, mas pela força singular capaz de metamorfosear o mundo e iluminar positivamente as almas.

Em meu primeiro contato com a escrita de Newton, tenho que dizer que Tatiana foi o cerne de toda essa narrativa: determinada e ligada à sua determinação, a personagem emerge como uma protagonista muito complexa, enfrentando não apenas as dores de uma separação, mas também navegando por questões de gerações, envolvendo seus filhos e seus próprios pais.

O autor não se furta em explorar as camadas mais profundas da psique humana, desvelando as nuances da relação de Tatiana com David, um procurador um tanto tímido e assombrado por segredos.


Os filhos de Tatiana, Simone e Lucas, são peças-chave em "O amor em meio ao dissenso", cada um contribuindo com sua própria complexidade à história. Simone, com sua paixão pela causa LGBTQIA+, e Lucas, enfrentando desafios pessoais, são protagonistas de ótimos momentos de discussões dentro da história. Gostei muito da forma como o autor conduz esses conflitos, muitas vezes em grandes monólogos que exigem uma certa reflexão de quem estiver lendo. 

A capacidade de Newton em trazer tantos temas que estão na nossa realidade, como por exemplo a pandemia, a polarização política, o amor, relacionamentos, a doença mental e a depressão é realmente de se impressionar, tudo isso se encaixa de uma forma que não fica tão cansativo de ler, já que fluí conforme a história vai crescendo! Isso com certeza acaba oferecendo uma reflexão profunda sobre a sociedade em um período de extremos.



Por fim, todo o espectro de personagens contidos no livro "O amor em meio ao dissenso" nos mostra um retrato ficcional da nossa própria realidade, e como podemos tentar superar todos esses desafios pelo simples ato de amar o próximo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "OS SETE CÉUS"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler  Os sete céus: O chorar dos anjos, livro 1, de Viniciu...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!