18 de fevereiro de 2024

RESENHA: DYSPHORIA MUNDI

 



Organizadores: Paul B. Preciado 
Editora: Zahar
Páginas: 568
Ano de publicação: 2023
Compre através deste link.

Dysphoria mundi é um diário da violenta transição planetária que vivemos hoje. Doente de covid e trancado sozinho em seu apartamento, Paul B. Preciado registra as mudanças que estão ocorrendo em todas as esferas globais ― sociais, políticas, sexuais e ecológicas ― num texto “transgênero” que incorpora ensaio, poesia, autoficção: uma espécie de caderno filosófico-somático do processo de transformação em curso.Para entendermos esse processo, o filósofo espanhol propõe que a noção de disforia seja pensada de maneira ampla e generalizada. “E se a ‘disforia de gênero’ não fosse um transtorno mental, mas uma inadequação política e estética de nossas formas de subjetivação em relação ao regime normativo da diferença sexual e de gênero?”, pergunta. Atravessando os limites disciplinares e seus binarismos, Preciado nos faz ouvir o som do velho mundo desmoronando e nos compele a fundar um novo regime epistemológico antes que seja tarde demais.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Dysphoria mundi: O som do mundo desmoronando lançado pela editora Zahar. O livro é de autoria de Paul B. Preciado e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Dysphoria mundi foi escrito durante a pandemia de COVID-19 e funciona como um diário do autor, que estava doente e isolado, refletindo sobre as mudanças globais que estamos vivenciando.

Neste livro, Preciado usa uma linguagem que mistura ensaio, poesia e elementos autobiográficos, criando um tipo de diário filosófico sobre a transformação por qual passa. Ele explora como as coisas estão mudando nas áreas sociais, políticas, sexuais e ecológicas.

Uma das ideias centrais do livro é repensar a 'disforia de gênero' como algo mais amplo do que a visão de um transtorno mental. Preciado questiona se essa disforia não seria, na verdade, uma inadequação política e estética em relação às normas sobre diferença sexual e de gênero propostas pela sociedade.


Além disso, o autor nos instiga a perceber que o antigo modo de vida está se desfazendo e nos incentiva a criar uma nova forma de entender o mundo — nos incentivando a participar desse processo de mudança e engajar ativamente na construção de um futuro diferente.

Uma das coisas que eu gostei desse livro é a forma como ele é escrito: não é difícil. Livro assim costumam trazer uma carga teórica muito forte e acabam se perdendo no meio de tantas referências e modos de percepção. Por sorte, Preciado não faz isso, pelo contrário, ele sintetiza tudo isso de uma forma que deixa sua visão ainda mais forte e embasada. 


O subtítulo "O som do mundo desmoronando" faz muito sentido quando nos aprofundamos na leitura desse livro. Nossa visão a respeito da sexualidade mudou muito nas últimas décadas, conseguimos avançar em pautas importantes e ainda lutamos para que outras sejam debatidas e compreendidas nos âmbitos políticos, acadêmicos e sociais. Portanto, esse livro evoca uma série de discussões extremamente úteis e relevantes a respeito desses temas. 

O estudo de Preciado se mostra extremamte relevante por sua originalidade e provocação intelectual. A habilidade de em misturar um teor acadêmico com sensibilidade, inteligência, ironia e beleza na narrativa é impressionante. "Dysphoria mundi" é visto como uma contribuição significativa para os estudos de gênero, teoria crítica e filosofia contemporânea, solidificando a posição do autor como uma figura influente nas discussões atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!