Fala galera do Porão Literário, como andam as leituras de vocês? Eu tenho tentado ler ao máximo nessa quarentena (pra tentar me distrair do caos que o mundo se encontra), mas por estar acelerando minhas leituras frequentemente me sinto cansado de ler, tipo uma ressaca literária, sabe?
Sem dúvidas Elena Ferrante é um dos nomes mais enigmáticos da literatura contemporânea, isso porque sua própria identidade é um mistério! Pra quem não conhece, Elena Ferrante é uma autora (ou autor) dos fenômenos da "Tetralogia napolitana" (que ganhou uma série intitulada My Brilliant Friend) e "A vida mentirosa dos adultos".
Mas por que autora ou autor? Bom, Elena Ferrante é um pseudônimo, a verdade identidade da pessoa por trás desse nome não nos foi revelada! Elena raramente dá entrevistas e nunca apareceu em público para divulgar seus livros, todo o hype que tem em cima da autora é por conta da qualidade de seus livros.
Livros esses que trazem protagonistas complexas e universais, uma coisa que me chamou a atenção em seu trabalho é o poder da educação, como ele pode transformar sua visão de mundo.
"Você lê muito" disse-me uma vez
"Prefiro isso a fazer deveres"
"Eu logo me canso"
"É questão de hábito"
Admiti que a paixão pela leitura não era algo meu, mas que eu havia herdado do meu pai: foi ele que me convencera desde pequena da importância dos livros e do enorme valor das atividades intelectuais.
"Depois que essa ideia entra na sua cabeça" falei, "você não consegue mais tirar".
- Trecho retirado de "A vida mentirosa dos adultos"
Essa curiosidade pelo conhecimento é compartilhada por muitos personagens de Elena, tanto pela protagonista de A vida mentirosa dos adultos quanto Elena Greco e Lila, do romance Amiga genial, todas elas partilham desse desejo de educação. E é MUITO interessante ver como elas se moldam e amadurecem por conta do conhecimento adquirido.
Além disso, Elena também denuncia como a educação era destinada a apenas parte da população! Em Amiga Genial a trama se passa em Nápoles dos anos 50, temos duas protagonistas que lutam para ter acesso ao conhecimento, enquanto a família de Elena possuí mais estabilidade e consegue pagar para a menina os estudos, Lenu precisa aprender muito por conta própria. Ambas são brilhantes e traçam seus próprios caminhos em uma estrada conturbada e cheia de obstáculos.