.

PODER DA EDUCAÇÃO EM ELENA FERRANTE

30 de julho de 2020



Fala galera do Porão Literário, como andam as leituras de vocês? Eu tenho tentado ler ao máximo nessa quarentena (pra tentar me distrair do caos que o mundo se encontra), mas por estar acelerando minhas leituras frequentemente me sinto cansado de ler, tipo uma ressaca literária, sabe? 


Sem dúvidas Elena Ferrante é um dos nomes mais enigmáticos da literatura contemporânea, isso porque sua própria identidade é um mistério! Pra quem não conhece, Elena Ferrante é uma autora (ou autor) dos fenômenos da "Tetralogia napolitana" (que ganhou uma série intitulada My Brilliant Friend) e  "A vida mentirosa dos adultos". 

Mas por que autora ou autor? Bom, Elena Ferrante é um pseudônimo, a verdade identidade da pessoa por trás desse nome não nos foi revelada! Elena raramente dá entrevistas e nunca apareceu em público para divulgar seus livros, todo o hype que tem em cima da  autora é por conta da qualidade de seus livros. 

Livros esses que trazem protagonistas complexas e universais, uma coisa que me chamou a atenção em seu trabalho é o poder da educação, como ele pode transformar sua visão de mundo. 

"Você lê muito" disse-me uma vez 
"Prefiro isso a fazer deveres"
"Eu logo me canso"
"É questão de hábito"
Admiti que a paixão pela leitura não era algo meu, mas que eu havia herdado do meu pai: foi ele que me convencera desde pequena da importância dos livros e do enorme valor das atividades intelectuais. 
"Depois que essa ideia entra na sua cabeça" falei, "você não consegue mais tirar".
- Trecho retirado de "A vida mentirosa dos adultos"

Essa curiosidade pelo conhecimento é compartilhada por muitos personagens de Elena, tanto pela protagonista de A vida mentirosa dos adultos quanto Elena Greco e Lila, do romance Amiga genial, todas elas partilham desse desejo de educação. E é MUITO interessante ver como elas se moldam e amadurecem por conta do conhecimento adquirido. 

Além disso, Elena também denuncia como a educação era destinada a apenas parte da população! Em Amiga Genial a trama se passa em Nápoles dos anos 50, temos duas protagonistas que lutam para ter acesso ao conhecimento, enquanto a família de Elena possuí mais estabilidade e consegue pagar para a menina os estudos, Lenu precisa aprender muito por conta própria. Ambas são brilhantes e traçam seus próprios caminhos em uma estrada conturbada e cheia de obstáculos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

CLIQUE E PARTICIPE!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

POST DO DIA

TRÊS MOTIVOS PARA LER "CABEÇA DE ALHO"

parcerias

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels