26 de dezembro de 2020

RESENHA: ARTEMIS FOWL - O MENINO PRÓDIGO DO CRIME


ARTEMIS FOWL: O MENINO PRÓDIGO DO CRIME
Autor(a): 
Eoin Colfer
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.
Artemis é o único herdeiro do clã Fowl, uma lendária família de personagens do submundo, célebres na arte da trapaça. Após o desaparecimento misterioso de seu pai, o garoto articula um plano para recuperar a fortuna de sua família. Sua ideia poderia derrubar civilizações e mergulhar o planeta numa guerra entre espécies. Sua jornada começa em Ho Chi Minh, a calorenta cidade do Vietnã, em pleno século XXI. Lá, aliando tecnologia de ponta a seus dons criminosos, ele chantageia uma fada decadente para roubar seu Livro, objeto que permitirá desvendar os segredos do Povo das Fadas e descobrir onde guardam uma enorme reserva de ouro. O único problema é que o Livro está em gnomês ― o idioma das fadas, um alfabeto ancestral, jamais decifrado por um humano. De volta à sua segura mansão na Irlanda, ele trabalha freneticamente, com a ajuda de seu superpotente computador, até conseguir desvendar o código e traduzir o texto. Mas esse é só o começo de uma aventura maior.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Artemis Fowl: o menino pródigo do crime, lançado pela Galera RecordO livro é de autoria de Eoin Colfer  



Após o misterioso desaparecimento de seu pai, o jovem de 12 anos Artemis Fowl viu a reputação de sua família ruir. Antes a casa dos Fowl era conhecida por seus feitos no mundo do crime: extremamente perspicazes e ardilosos, os Fowl era possuidores de grandes riquezas e uma enorme influência, mas agora com o sumiço do patriarca e de quase todo o dinheiro da família, Artemis procura um jeito de reerguer o nome de sua casa novamente. 


Com isso, um plano é criado: Artemis planeja roubar uma enorme quantia de ouro do povo das fadas. Tudo o que ele precisa fazer é encontrar o famoso livro do povo das fadas que conta com informações valiosas ao garoto. Entretanto o garoto e seu guarda-costas chamado Butler encontram um problema: o livro está em uma língua em que apenas fadas podem ler. 

Um sequestro é planejado, no entanto tal movimentação chama a atenção de Holly short, uma elfa que trabalha na LEPrecon, uma espécie de polícia do mundo das fadas. Aí o embate entre Artemis e Holly começa. 


Bom, vamos lá: Preciso dizer aqui que Artemis Fowl foi uma das minhas séries preferidas quando eu era criança, lembro de ter comprado o primeiro volume naquela capa meio marrom e prateada quando tinha uns 12 anos. Desde então eu me tornei um grande fã da série e cheguei e ler todos os livros devorando cada um deles. 

Eu simplesmente tinha adorado toda a construção daquele mundo fantástico e a forma como Eoin Colfer criou essa sociedade louca que varia entre fadas, trolls, duendes e humanos. Mas confesso que fui mais intrigado ainda pela história do próprio Artemis, adorava o jeito arrogante e ardiloso que ele se portava na frente dos outros personagens e todo o mistério envolvendo seu pai. 


Enfim, então reler essa história me trouxe um enorme sentimento de nostalgia! Fiquei muito feliz ao ver que galera record reviveu a série para uma nova geração de leitores e leitoras que está se formando! O trabalho dessa nova edição está com um traço bem mais moderno  que a anterior, e apesar de não trazer nenhum material novo (uma entrevista com o autor seria ótimo), já tá valendo a pena. 

Com um humor bem ácido e característico, Artemis Fowl conquistou meu coração novamente! Fiquei feliz em ver que a escrita de Colfer não é restringida somente ao público infantil! 




Um comentário:

  1. Como eu sou fã demais de um anti-herói, Artemis tem tudo isso e um pouco mais.
    Não é um livro novo, afinal, a história já havia sido lançada há um tempo,mas não chega nem perto da beleza que essa edição nos trouxe!
    Com certeza, deu muita vontade ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!