.

RESENHA: ARTEMIS FOWL - O MENINO PRÓDIGO DO CRIME

26 de dezembro de 2020


ARTEMIS FOWL: O MENINO PRÓDIGO DO CRIME
Autor(a): 
Eoin Colfer
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.
Artemis é o único herdeiro do clã Fowl, uma lendária família de personagens do submundo, célebres na arte da trapaça. Após o desaparecimento misterioso de seu pai, o garoto articula um plano para recuperar a fortuna de sua família. Sua ideia poderia derrubar civilizações e mergulhar o planeta numa guerra entre espécies. Sua jornada começa em Ho Chi Minh, a calorenta cidade do Vietnã, em pleno século XXI. Lá, aliando tecnologia de ponta a seus dons criminosos, ele chantageia uma fada decadente para roubar seu Livro, objeto que permitirá desvendar os segredos do Povo das Fadas e descobrir onde guardam uma enorme reserva de ouro. O único problema é que o Livro está em gnomês ― o idioma das fadas, um alfabeto ancestral, jamais decifrado por um humano. De volta à sua segura mansão na Irlanda, ele trabalha freneticamente, com a ajuda de seu superpotente computador, até conseguir desvendar o código e traduzir o texto. Mas esse é só o começo de uma aventura maior.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Artemis Fowl: o menino pródigo do crime, lançado pela Galera RecordO livro é de autoria de Eoin Colfer  



Após o misterioso desaparecimento de seu pai, o jovem de 12 anos Artemis Fowl viu a reputação de sua família ruir. Antes a casa dos Fowl era conhecida por seus feitos no mundo do crime: extremamente perspicazes e ardilosos, os Fowl era possuidores de grandes riquezas e uma enorme influência, mas agora com o sumiço do patriarca e de quase todo o dinheiro da família, Artemis procura um jeito de reerguer o nome de sua casa novamente. 


Com isso, um plano é criado: Artemis planeja roubar uma enorme quantia de ouro do povo das fadas. Tudo o que ele precisa fazer é encontrar o famoso livro do povo das fadas que conta com informações valiosas ao garoto. Entretanto o garoto e seu guarda-costas chamado Butler encontram um problema: o livro está em uma língua em que apenas fadas podem ler. 

Um sequestro é planejado, no entanto tal movimentação chama a atenção de Holly short, uma elfa que trabalha na LEPrecon, uma espécie de polícia do mundo das fadas. Aí o embate entre Artemis e Holly começa. 


Bom, vamos lá: Preciso dizer aqui que Artemis Fowl foi uma das minhas séries preferidas quando eu era criança, lembro de ter comprado o primeiro volume naquela capa meio marrom e prateada quando tinha uns 12 anos. Desde então eu me tornei um grande fã da série e cheguei e ler todos os livros devorando cada um deles. 

Eu simplesmente tinha adorado toda a construção daquele mundo fantástico e a forma como Eoin Colfer criou essa sociedade louca que varia entre fadas, trolls, duendes e humanos. Mas confesso que fui mais intrigado ainda pela história do próprio Artemis, adorava o jeito arrogante e ardiloso que ele se portava na frente dos outros personagens e todo o mistério envolvendo seu pai. 


Enfim, então reler essa história me trouxe um enorme sentimento de nostalgia! Fiquei muito feliz ao ver que galera record reviveu a série para uma nova geração de leitores e leitoras que está se formando! O trabalho dessa nova edição está com um traço bem mais moderno  que a anterior, e apesar de não trazer nenhum material novo (uma entrevista com o autor seria ótimo), já tá valendo a pena. 

Com um humor bem ácido e característico, Artemis Fowl conquistou meu coração novamente! Fiquei feliz em ver que a escrita de Colfer não é restringida somente ao público infantil! 




Um comentário:

  1. Como eu sou fã demais de um anti-herói, Artemis tem tudo isso e um pouco mais.
    Não é um livro novo, afinal, a história já havia sido lançada há um tempo,mas não chega nem perto da beleza que essa edição nos trouxe!
    Com certeza, deu muita vontade ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels