.

RESENHA: O SILÊNCIO DOS LIVROS

2 de novembro de 2019


O SILÊNCIO DOS LIVROS
Autor: Fausto Luciano Panicacci

Editora: Pandorga

Páginas
: 256 páginas
Resenha escrita por:
 Leonardo Santos
Numa época em que os livros são proibidos, o misterioso Santiago Pena acaba de chegar a Portugal, onde conhecerá Alice, menina desprezada pelos pais. O encontro de um antigo caderno trará questões intrigantes. Que relação haveria entre um jovem acusado de crime que alega não ter cometido, suntuosos projetos arquitetônicos e a descoberta de uma biblioteca abandonada?

O Silêncio dos livros é uma declaração de amor à Literatura. Romance para ser saboreado não só pelo enredo recheado de tensões e suspense, mas também pelos detalhes de construção, insere-se na melhor tradição da cultura ocidental, com sutis menções a livros, poemas e vinhos, a mitos clássicos e folclore, a obras de arte e teorias científicas, além de enveredar por grandes discussões da contemporaneidade, como privacidade, identidade, genética, direito ao esquecimento. Manejando uma linguagem precisa e poética, o autor cria metáforas surpreendentes, explora recursos estilísticos e sabe convidar o leitor a desvendar sentidos apenas sugeridos.

Fala galera do Porão Literário, tudo bem? Hoje minha resenha é mais do que especial, pois o livro que eu tenho em mãos me provocou os mais diversos sentimentos, ficou curioso pra saber qual é? Bora ler a resenha então!



TER LIVROS É CRIME. DENUNCIE. É nesse cenário que começamos a explorar o mundo de Fausto Luciano em "O Silêncio dos Livros" Em um ambiente distópico onde a leitura é crime, possuir um livro é considerado como delito grave.

Nesse mundo conhecemos Alice, uma menina que possui uma enorme curiosidade por histórias e criatividade, entretanto, por possuir essas características ela é menosprezada por seus pais. Tudo muda quando um senhor muda para sua vizinhança. O encontro da pequena Alice com Santiago Pena ocorre como uma espécie de salvação para a menina, já que o homem a sua frente tem muitas histórias para contar. É a partir desse relato de histórias e experiências que uma amizade surge. 

Como silenciar um livro? Como impor a um mundo de ideias e interpretações o silêncio e a indiferença? Bem, é neste mundo fatídico onde vivem os personagens do mundo criado por Fausto Luciano. Naquela Portugal distópica, possuir qualquer material por escrito é o pior dos crimes a ser cometido. Eu sempre acho muito interessante quando o enredo de um livro faz uma metalinguagem com o poder da literatura e de uma história, como em fahrenheit 451, 1984 e por aí vai. 

Sistemas totalitários de governo sempre impuseram tais medidas como métodos de conter a população, afinal a cultura sempre foi inimiga da censura. Debater esses assuntos sempre foi importante para nosso desenvolvimento como sociedade, e atualmente é mais do que importante, é primordial. 

Lendo O Silêncio dos Livros é incrível a maneira como o autor vai tecendo essas ideias na narrativa e nos mostrando o valor da literatura para o mundo. Isso fica bem visível com a história de Santiago e seu bloco de anotações, nele, carrega a história de um amigo seu que foi preso. Conforme vamos assimilando a história de Hilario (amigo de Santiago), vamos percebemos o quanto as palavras tem o poder de mudar a realidade. 

No geral, O Silêncio dos Livros é uma narrativa que provoca, incomoda e emociona. Uma grande homenagem a literatura e ao que nos faz humanos! Sentir e provocar sentimentos são algumas de nossas características mais básicas, e tem modo mais belo de provocar emoções em alguém que não seja através das palavras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Olá leitores e leitoras! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 24 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Minas Gerais cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

.

Caixa de Busca

Conheça a equipe do Porão!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

PROJETO "LENDO CLÁSSICOS"

SIGA NO INSTAGRAM

Categorias

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Facebook

Arquivos

Leitura coletiva PJO

LITERATURA E MÚSICA

Tecnologia do Blogger.

HQ'S e Graphic Novels