27 de agosto de 2020

RECOMENDAÇÕES DE HQ'S E GRAPHIC NOVELS




Fala galera do Porão Literário, como andam as leituras de vocês? Eu tenho tentado ler ao máximo nessa quarentena (pra tentar me distrair do caos que o mundo se encontra), mas por estar acelerando minhas leituras frequentemente me sinto cansado de ler, tipo uma ressaca literária, sabe? 


Por conta disso eu acabei desenvolvendo um novo hobby nessa quarentena: Ler HQ's e Graphic Novels. Eu realmente não tinha o costume de ler nada muito ilustrado, ficava mais nos meus livros em prosa e tava ótimo, mas conforme fui ficando simplesmente CANSADO de ler livros gigantes, decidi pegar umas Graphic Novels da editora DarkSide Books e da Intrínseca que eu tinha aqui na estante para ler, e agora estou VICIADO!

Pelo fato de serem leituras mais dinâmicas e divertidas, consigo conciliar elas com livros para não ficar muito cansativo, e tem dado MUITO CERTO! 

O que eu faço: Costumo ler dois livros e, depois disso eu pego uma HQ pra ler e vou lendo ela com calma... Quando termino já estou animado de novo pra voltar a pegar um outro livro pra ler. 

Nessa intenção eu decidi compartilhar algumas das últimas HQ's que eu tenho lido, caso vocês tenham algum interesse em começar a ler (ou então ler mais!). 



Black Hammer: Origens secretas
BLACK HAMMER
Editora Intrínseca

Essa série tem me conquistado muito! Composta por quatro volumes a narrativa traz um grupo de heróis disfuncionais presos em uma cidade no interior dos Estados Unidos. Li o primeiro e a resenha você pode conferir aqui!

Sinopse: Black Hammer é representante nobre da obra de Jeff Lemire, um dos maiores nomes dos quadrinhos atualmente. Eleita a Melhor Série Original de 2017 pelo Eisner Awards, o principal prêmio internacional de quadrinhos, a obra de Jeff Lemire com o artista Dean Ormston e o colorista Dave Stewart explora os percalços na vida de heróis em decadência.

No passado, eles salvaram o mundo, mas agora levam vidas medíocres em uma cidade rural fora dos limites do tempo. Não há como fugir, mas Abraham Slam, Menina de Ouro, Coronel Weird, Madame Libélula e Barbalien tentam empregar suas habilidades extraordinárias para se libertar desse incomum purgatório.

Obrigados a disfarçar seus poderes, sua natureza e suas origens aos olhos dos habitantes locais, eles personificam uma típica família disfuncional, tentando criar para si uma vida normal. Este primeiro volume, Black Hammer: Origens secretas, reúne os primeiros seis fascículos originais e conta ainda com posfácio do autor, perfis da construção de personagens e esboços originais.



Oblivion Song: Canção do silêncioOBLIVION SONG
Editora Intrínseca

Ainda não comecei a ler, mas está na minha listinha! Essa HQ foi escrita pelos mesmos criadores de The Walking Dead, no entanto parece ter uma pegada mais puxada pra ficção científica, estou curioso!

Sinopse:  Anos atrás, 300 mil habitantes da Filadélfia foram transportados para Oblivion, uma nova dimensão aterrorizante que surgiu de forma inexplicável e destruiu áreas da cidade. Os desaparecidos tentam sobreviver enfrentando seres monstruosos em um ambiente inóspito e atordoante, marcado por raros momentos de calmaria.

O governo investiu muitos recursos em incursões para resgatar as vítimas, mas depois de dez anos as buscas foram encerradas. Mesmo lamentando a perda de entes queridos, a vida seguiu seu curso para grande parte da cidade, e monumentos, memoriais e museus foram erguidos em homenagem aos que se foram. No entanto, se depender do cientista Nathan Cole, ninguém vai ficar para trás. Nathan desenvolveu uma tecnologia extremamente instável que lhe permite visitar Oblivion todos os dias. Ele arrisca a própria vida em viagens solitárias, perigosas e muitas vezes infrutíferas na tentativa de resgatar sobreviventes. Cada vez que volta de lá, se mostra mais determinado. Mas o que Nathan procura? Por que não consegue resistir ao chamado de Oblivion, à canção silenciosa de um mundo prestes a ruir e a levá-lo junto?



Descender: Estrelas de lataDESCENDER 
Editora Intrínseca

Essa está na minha lista de desejados! Vi DIVERSAS críticas excelentes a respeito dessa HQ e fiquei muito curioso, nessa história o protagonista Tim-21 é um robô que foge dos Ceifadores, um grupo que pretende eliminar todos os robôs e inteligencias artificiais da galáxia. 

Sinopse: A parceria entre os conceituados Jeff Lemire e Dustin Nguyen, dois dos nomes mais célebres dos quadrinhos, resultou em uma graphic novel incomparável, uma odisseia cósmica eletrizante e soturna que trata de temas complexos, como intolerância, medo, política e a relação muitas vezes conflituosa entre humanos e tecnologia.

O primeiro volume, Descender: Estrelas de lata, reúne os fascículos 1 a 6 da série e nos apresenta a uma realidade desconcertante: robôs gigantes conhecidos como Ceifadores invadiram a galáxia e destruíram planetas e civilizações inteiras, criando nos que restaram uma aversão às máquinas. Desde então, foram implementadas políticas de perseguição e extermínio de robôs. Essa caça implacável põe em risco a vida de Tim-21, um jovem androide de aparência humana que passou uma década num sono profundo, mas que pode conter em seu código vestígios dos assassinos do passado, o que faz dele o ser mais procurado do universo. Por isso, só resta a Tim-21 fugir. Ao lado dos amigos Bandit e Perfurador, ele percorre planetas e galáxias, desviando de inimagináveis perigos com um único objetivo: sobreviver.



LADY KILLER
DarkSide Books

Posso dizer que AMO as HQ's do Lady Killer e não estarei mentindo! Até agora foram publicados dois volumes pela DarkSide e já tem resenha de ambos aqui no blog! Vale muito a pena dar uma conferida na história da nossa assassina de aluguel preferida. 

Sinopse: Lady Killer começa com uma cena impactante: Josie, se apresentando como uma revendedora da Avon, entra disfarçada na casa de uma mulher — sua mais nova vítima — apenas para deixá-la sangrando no chão da cozinha algum tempo depois e… droga, a meia-calça dela acabou de rasgar.

O quadrinho nos apresenta a uma heroína independente e corajosa que vive em um dos momentos mais transformadores da história norte-americana: a segunda onda do feminismo, um período de atividade em prol dos direitos das mulheres que começou nos Estados Unidos e se espalhou por diversos outros países — e fomentou discussões importantíssimas como a conscientização do uso de métodos anticoncepcionais, e o combate à violência física e ao assédio sexual tanto no lar quanto no ambiente de trabalho.

Lady Killer mescla ação, morbidez, sangue e humor, e seus diálogos ironizam muito do que se pensava sobre as mulheres na época, dentro e fora de casa. Ninguém faz ideia de que Josie leva uma vida dupla: seus vizinhos acham que ela é um doce de pessoa. E, bem, ela é. Exceto quando está em uma missão. O Sonho Americano de Josie e sua família está em perigo, mas será que isso é um problema tão grande assim?



N.
DarkSide Books

Essa foi a última Graphic Novel que eu li e olha... Devorei em um dia essa adaptação do conto do Stephen King. A história é genial e definitivamente entrou na lista de uma das melhores histórias que eu já li do rei do terror!

Sinopse: N. é uma história pesada. Logo no começo, o leitor sabe que o dr. Bonsaint, um psicanalista, se suicidou e que sua irmã tenta entender os motivos que o levaram a essa atitude extrema. Dedicada a explorar os medos, as inseguranças e as obsessões dos personagens, a história avança por meio de documentos e relatos de Bonsaint, bem como das sessões de análise com N., um homem que sofre de grave problema de toc (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) e não consegue parar de procurar padrões em tudo que cruza o seu caminho.

Aos poucos, os leitores vão se familiarizando com as origens do problema de Bonsaint e de N., conforme a obsessão do protagonista por uma formação de pedras no estilo de Stonehenge se aprofunda e o leva a um misterioso caminho sem volta. De forte e clara referência à atmosfera lovecraftiana, o conto é, segundo o próprio Stephen King, inspirado na novela O Grande Deus Pan, do escritor galês Arthur Machen (1863- 1947). Em uma espiral de ação psicológica que desafia a própria razão, o roteiro de Marc Guggenheim (que já escreveu X-Men, filmes, games e séries de tv) adapta a atmosfera sombria do conto de King, enquanto a arte de Alex Maleev (Demolidor e Mulher-Aranha) incorpora as misteriosas palavras do rei do terror.

Considerado um dos melhores contos de Stephen King, a sua adaptação para os quadrinhos impressiona pela mesma capacidade de criar pesadelos em seus leitores. 



COMO UMA LUVA DE VELUDO MOLDADA EM FERRO
Editora Nemo

Fiquei sabendo dessa HQ através de algumas indicações de amigos, é considerada um clássico do gênero e eu amei o fato dela possuir esse tom investigativo macabro! Já está na minha lista de desejados.

Sinopse: Como uma luva de veludo moldada em ferro reúne os dez capítulos da história de mesmo nome publicada por Daniel Clowes entre 1989 e 1993 na revista Eightball.

Ao tentar desvendar os mistérios por trás de um _snuff film_ – gênero em que as mortes filmadas são reais –, Clay Loudermilk se vê envolvido com um elenco cada vez mais bizarro de personagens, incluindo uma dupla sádica de policiais que entalha um estranho símbolo no seu calcanhar; uma suburbana de meia-idade e libidinosa, cujo encontro sexual com uma misteriosa criatura das águas gerou uma filha mutante grotescamente disforme, mas não menos libidinosa; um cão sem qualquer orifício (que tem de ser alimentado via injeções); duas vítimas sinistras de implantes capilares terrivelmente malfeitos; um carismático líder de culto, no melhor estilo Charles Manson, que planeja sequestrar um famoso colunista de autoajuda e muito mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!