23 de novembro de 2020

RESENHA: ABUSO - A CULTURA DO ESTUPRO NO BRASIL

ABUSO: A CULTURA DO ESTUPRO NO BRASIL
Autor(a): Ana Paula Araújo  
Editora: Globo Livros
Páginas: 320
Ano de publicação: 2020
Compre através deste link.

Após quatro anos de pesquisas, viagens pelo país e mais de 100 entrevistas com vítimas e familiares, criminosos, psiquiatras e diversos especialistas no assunto, a jornalista Ana Paula Araújo escreve Abuso - a cultura do estupro no Brasil com coragem e sem meias-verdades. A obra é uma reportagem que trata do medo e vergonha das vítimas, de como elas são julgadas e muitas vezes culpabilizadas pela sociedade e pelo poder público, das dificuldades para denunciar, dos caminhos para superar o trauma e seguir em frente e como atitudes tão entranhadas em nossa sociedade geraram uma verdadeira cultura do estupro em nosso país. Ela também auxilia as vítimas a utilizarem os meios de denúncia disponíveis no país, como o disque 100, e esclarece sobre o direito ao aborto decorrente de estupro, que é autorizado por lei sem que haja queixa na polícia.
Ana Paula analisa casos que chocaram os brasileiros e outros tantos que, apesar de bárbaros, ficaram perdidos em meio ao constrangimento das vítimas e à lentidão da lei para mostrar como o estupro afeta toda a rede familiar e deixa marcas indestrutíveis na vida de quem o sofre. Ela acompanha todo o caminho das vítimas por justiça e mostra todas as facetas e implicações desse crime tão cruel e, infelizmente, tão corriqueiro no Brasil.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Abuso: a cultura do estupro no Brasil,  lançado pela editora Globo Livros. O livro é de autoria de Ana Paula Araújo.




Em um trabalho de quatro anos, a jornalista e autora deste livro Ana Paula Araújo entrevista diversas vítimas, criminosos e profissionais da área jurídica e psicológica para falar sobre um tema que ainda é considerado um tabu na sociedade: o estupro. 

Com foco em como a cultura do estupro é propagada em nosso país, a autora estabelece uma grande reportagem com dados precisos e relatos cruéis que podem ocasionar em gatilhos para leitores e leitoras sensíveis, por isso recomendo uma leitura cautelosa. 


Como é de se esperar, ler esse livro não foi uma tarefa fácil, por mais que a jornalista responsável por tecer essa matéria tenha sido extremamente responsável e respeitosa em sua abordagem, é natural que ao começar a ler sobre certo caso nosso estômago se embrulhe (e até mesmo lágrimas venham aos olhos). Isso aconteceu algumas vezes comigo.

Mas como eu disse, a escrita de Ana Paula Araújo é responsável e, acima de tudo, informativa. Por ser considerado tabu pela sociedade, o assunto estupro muitas vezes é colocado debaixo dos panos; pessoas que sofrem esse tipo de agressão possuem medo de falar sobre - e muitas vezes até de reportar sobre o crime que sofreu. 


No livro Araújo entrevista não só vítimas desses casos, mas também estupradores condenados que cumprem pena. Em um estudo amplo a jornalista analisa como esses homens são vistos por outros detentos e tenta estabelecer uma linha do porquê agem daquela forma. 

Por mais que seja uma leitura pesada, é extremamente importante  de ser feita, isso por conta das diversas informações uteis que a jornalista coleta durante seu trabalho, informações essenciais para deixar de tratar um assunto tão sério como um tabu. 


Não, nunca é a culpa da vítima. Sim, devemos educar crianças e adolescentes para entenderem que certos comportamentos não são aceitáveis e precisam ser reportados. Não, não podemos mais tratar o estupro como um bicho papão que não pode ser pronunciado. 

Parece repetitivo  e até mesmo óbvio falar coisas como essas, mas ao vermos comentários repletos de ódio e preconceito na internet ou então puxar dados e vermos que apenas cerca de 10% dos casos de estupros são denunciados e devidamente processados pela justiça... Bem, parece que não é tão óbvio assim. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!