23 de setembro de 2024

RESENHA: TEMPO DO GELO

 


Organizadores: F. A. Roni
Editora: Flyve
Páginas: 270
Ano de publicação: 2024
Compre através deste link.

Jillel Thrandanor é um jovem elfo do Sul com sangue real, cujo único desejo é provar-se digno à sua Casa e ao reino de Veronyre. Diferente da maioria dos habitantes do reino, desde criança Jill possui facilidade com a magia de domínios diferentes dos de sua família e sente energias mágicas que os demais não conseguem acessar. Em um dado momento o elfo passa a ser assombrado por visões, sonhos proféticos e uma presença sombria, a qual não entende muito bem e evita conversar sobre. Quando descobre a verdadeira origem de seus poderes, toda a sua vida vira de ponta-cabeça e ele entende que não pode mais voltar para sua casa. Nasceu com o destino traçado e se vê em uma guerra com os deuses, pois precisa cumprir seus deveres para evitar que tudo o que conhece seja destruído. Tempo do Gelo é o primeiro livro da saga e sua narrativa se desenvolve explicando a mitologia por trás deste universo, a qual o autor usa referências da cultura brasileira, grega, irlandesa e celta, além de dar vida a raças e espécies não conhecidas. É o livro perfeito para quem busca histórias com representatividade LGBTQIAPN+, especialmente aos amantes de romance, fantasia e RPG.


Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Tempo do Gelo, lançado pela editora Flyve. O livro é de autoria de F. A. Roni e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.  



Jillel Thrandanor, um jovem elfo do Sul e de sangue real, sempre quis mostrar que era digno de sua Casa e do reino de Veronyre. Porém, desde criança, ele já demonstrava habilidades mágicas diferentes das de sua família, como conseguir sentir energias que os outros elfos não percebiam, por exemplo. Esse estranhamento só foi ganhando mais força conforme os anos forram passando para Jill.

Isso porque não demorou muito para que Jillel começasse a ter visões e sonhos proféticos, além de sentir uma presença sombria ao seu redor. Sem entender o que estava acontecendo, evitava falar sobre isso com qualquer pessoa.


Tudo começa a mudar quando Jill parte em uma aventura com sua irmã, Ly'Ana, para um festival que irá ocorrer em uma cidade vizinha ao reino. Os dois acabam cortando caminho pela floresta de Ancaborn e, ao serem atacados por mortos andantes da floresta, os temíveis Moruktai, Ana e Jill são resgatados por elfos dos ares, um grupo de elfos bardos que caminha de cidade a cidade realizando performances. 

É ali que Jill conhece o irritante (porém lindo) Mercúrio e Melissa. Quando o grupo acaba interferindo nos assuntos dos dracônicos, no entanto, o perigo se alastra. Conforme tudo se complica na cidade onde era para se divertir, Jill e seus amigos precisam fugir daquilo tudo ao mesmo tempo em que tenta entender mais sobre si próprio e sua relação com o cometa Taeiwa. 


Eu AMO fantasias inspiradas em D&D, ainda mais quando evocam o melhor lado do sistema de RPG: O da aventura. Em "Tempo do Gelo" nós temos exatamente isso, uma jornada em busca de entender seu passado, seu lugar no mundo e em que podemos confiar. Essas são apenas algumas das perguntas feitas por Jill logo no começo da história, da qual o autor, Faroni, nos guia de maneira sutil. E ah, um outro fator que eu amei: Protagonismo LGBTQIA+

Digo isso porque toda a primeira parte da história parece ser uma mesa de RPG, temos dois personagens que vão a determinado lugar e acabam sofrendo por diversas desventuras do caminho; a grande sacada de Roni está em criar personagens super carismáticos e divertidos. Eu mesmo amei Mercúrio a partir do momento em que ele entrou em cena (tenho uma queda pro bardos). 


A segunda parte me surpreendeu! Isso porque não esperava que Roni fosse aprofundar tanto a história. O mapa nas primeiras páginas do livro é super utilizado a partir do momento em que o grupo está em fuga! Nossos personagens são introduzidos, assim como outras criaturas (foco aqui na Capivara Gigante) e diversas localidades que ampliam a mitologia desse universo de alta fantasia tão apaixonante!

Eu amei muito, mal posso esperar para um novo volume dessa série e fiquei encantado com a escrita leve e divertida de Roni. Ah, além disso o livro conta com ilustrações BELÍSSIMAS em todo decorrer da história! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: UMA COROA DE HERA E VIDRO

  Organizadores:  Claire Legrand  Editora: Faro Editorial Páginas: 416 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Conheça ...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!