14 de setembro de 2022

RESENHA: DESTROÇOS - EU E O MUNDO

 


DESTROÇOS: EU E O MUNDO 
Autor(a):  Amanda Falcão Almeida
Editora: Viseu 

Páginas: 128
Ano de publicação: 2022
Leia através deste link.

Qual é o seu lugar no mundo? Já pensou se o mundo que você conhece desmoronasse sobre sua cabeça? E se você, tentando compreendê-lo, dividisse-o em pequenos fragmentos e percebesse que ele não passa de um amontoado de destroços, e pior, você se encontra desesperadamente preso em meio a eles? E se, tal qual esse mundo, você também não passasse de um mosaico em frangalhos, estando preso dentro de si mesmo? Destroços – eu e o mundo é o resultado da dolorosa (e necessária) jornada pela busca do eu. É o estudo de todo esse processo de dissecação do mundo, sob diversos ângulos e perspectivas, a fim de compreendê-lo, tentando encontrar-se; de perceber a realidade, buscar a verdade e onde o eu se encaixa nela. É o encontro derradeiro com a essência, a visualização do indecifrável traduzida em palavras. É desnudar-se em frente à própria alma, esse encontro definitivo que jamais pode ser protelado para a eternidade.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro  Destroços: eu e o mundo lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de  Amanda Falcão Almeida e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

"E, por um instante que fosse, eu só queria fugir
Esvair-me da vida
Esvair-me de minha essência
Esvair-me de mim...
Deixar a existência escorrer
Por entre meus dedos
Antes da última amarga e pesada lágrima escorrer
De meus tristes olhos sem cor."

Em uma obra lírica e de incrível poder poético, "Destroços: Eu e o mundo", funciona como se a autora desse belo livro, Amanda Falcão, abrisse uma pequena janela para que nós, leitores, olhemos para o seu vasto mundo imaginário através de suas vivências, experiências, desejos e temores. 

Destroços traz uma série de capítulos que mesclam prosa à poesia, cada um deles guarda em si um fragmento que nos leva a refletir sobre uma série de coisas: sobre a alegria de termos vindo de algum lugar, sobre o que faz de nós seres humanos tão complexos, sobre a nossa cultura, nossa dor, solidão, perda... Tudo isso vem em ondas. 

"Sou filha de Poseidon, e minha casa sempre foi o mar. E, com cada parte do meu ser, eu amo o meu lar. Porque, perto do oceano, eu sou apenas uma gota de água. Mas, acima de tudo, sou uma gota de água que faz parte do mar. E cada fração de meu ser, como em gotas, desmancha-se e se recompõe na imensidão azul infinita. Pois cada gota de meu ser ama o mar." 

Logo no início do livro já temos a autora nos ambientando em suas primeiras experiências em Goiás, terra onde nasceu, achei a escolha de começar assim bem inteligente, pois passamos a conhecer mais um pouco da figura que está tecendo essas reflexões. A exaltação da terra em seus pequenos e grandes detalhes é linda e merece reconhecimento aqui nessa resenha!

"Eu sou da terra de Cora Coralina, cujas doces palavras inspiram e fazem sonhar. Seu legado pulsa em nossos corações, com a beleza de um lirismo simples e singularmente poético, que traduz e ilustra com perfeição a alma do nosso povo.
Eu sou filha de Goiás, eu nasci no Centro do Brasil. Uma terrinha encantada, tão rica e bela, que derrama as bênçãos, intrínsecas em sua peculiar beleza."

Além disso, Amanda nos coloca em lugares sombrios também, gostei muito dos textos e poemas que retratam a solidão, até porque todos nós acabamos de passar por um período sombrio em nossas vidas por conta do COVID19, e acredito que todos nós, de uma forma ou outra, conhecemos a solidão e sua crueldade. 

Logo, é incrível ver como a autora pegou tudo isso e transformou em algo belo (e mesmo assim, doloroso). Por fim, acredito que esse livro seja ideal para desfrutar aos poucos, em doses que nos leve a pensar um pouco sobre nosso papel em um mundo tão confuso e complexo quanto o nosso! 

O livro está em uma formatação muito bem trabalhada em um lindo visual feito pela editora Viseu! Indico fortemente para quem quer se aventurar um pouco na escrita viciante de Amanda e na própria consciência.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

RESENHA: GRANDE HOTEL BRASIL

  Autor(a):  Fernando Couto de Magalhães Editora:   Dialética  Páginas: 319 Ano de publicação: 2024 Compre através deste link. Bo...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!