17 de outubro de 2021

RESENHA: BUTCHER BOY - INFÂNCIA SANGRENTA

 
BUTCHER BOY
Autor(a):  Patrick McCabe
Editora: DarkSide Books

Páginas: 208
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

A infância é um período de descobertas, em que a imaginação corre solta. Em suas mentes, as crianças dão contornos de fantasia até mesmo aos aspectos mais monótonos e indigestos de sua realidade e, assim, transformam sua vida em aventura. Francis “Francie” Brady, o protagonista de Butcher Boy: Infância Sangrenta, tem essa imaginação poderosa que pode temperar a vida de uma criança, mas também algo a mais. Por trás de uma presumida fachada de inocência, se esconde um coração que pulsa com violência, revolta e indignação.

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Butcher Boy - Infância sangrenta lançado pela editora DarkSide Books. O livro é de autoria de Patrick McCabe e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 





Irlanda, fim da década de 1950. Em um país assolado por uma série de doenças mentais, acompanhamos a jornada de Francis Brady; um rapaz de 12 anos que sofre por viver em uma família extremamente instável. Com uma mãe com diversas tendências suicidas e um pai ausente e alcoólatra. 


Tudo muda naquela pequena cidade com a chegada dos Nugent, uma família inglesa que se mudou para a Irlanda. Francis então conhece Phillip, o filho dos Nugent, que possui de uma vida de confortos e estabilidade que o Francis sequer sonha. Esses e outros motivos criam uma rixa entre os dois rapazes, Francis, no entanto, parece cravar de uma crueldade bem específica, da qual pouco se associa a "inocência" que geralmente é dada a infância. 

Após um acontecimento que é nos dado logo nas primeiras páginas do livro, a mãe dos Nugent acusa Francis de ser um 'porco', um garoto nojento que não possui civilidade alguma, determinado a mostrar que ele pode ser muito pior que um porco, nós começamos a leitura desse thriller psicológico cruel e nefasto. 


Que leitura intensa! Publicado em 1992, Butcher Boy - Infância Sangrenta causou um grande susto na sociedade irlandesa da época, isso por conta da escrita crua do autor e - em partes - perturbadora. Tanto é que quase 30 anos depois da publicação a obra continua chocando os leitores que se aventuram. 

Por sorte a DarkSide Books trouxe pra gente essa edição espetacular desse clássico moderno. Um dos tópicos que eu achei mais forte na narrativa foi de como a infância do protagonista foi corrompida por elementos externos a ele: sua família, vizinhança e até mesmo o próprio país. 

Isso porque a Irlanda do século passado teve altos índices de transtornos mentais entre a população, assim, McCabe utiliza-se desse cenário para criar o ambiente mais caótico possível, regado de um humor extremamente ácido, acompanhamos como Francis se torna tudo aquilo do qual era chamado. 

Visceral é pouco pra descrever o ápice da crueldade humana, portanto lhe convido a mergulhar nesse mundo - se tiver coragem! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!