8 de julho de 2021

RESENHA: MITOLOGIA LOVECRAFTIANA

MITOLOGIA LOVECRAFTIANA: A TOTALDADE PELO HORROR
Autor(a):  Caio Bezarias
Editora: Sebo Clepsidra

Páginas: 256
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Mitologia lovecraftiana: A totalidade pelo horror, de Caio Bezarias, é um livro munido da teoria crítica da Escola de Frankfurt, os estudos sobre o mito de Joseph Campbell, Mircea Eliade e Jean-Pierre Vernant, as reflexões de Fredric Jameson sobre a utopia, entre outros – sobre o universo de horror cósmico que tem em Howard Phillips Lovecraft seu principal artífice. O presente livro origina-se de uma dissertação de mestrado aprovada com louvor pela FFLCH-USP e apresenta uma versão revista, ampliada e ilustrada da já esgotada edição originalmente publicada pela editora Annablume com o título A totalidade pelo horror: O mito na obra de Howard Phillips Lovecraft (2010). Trata-se de uma contribuição brasileira, feita por um pesquisador devotado ao autor e ao gênero, mas bastante atento e crítico (que jamais se esquiva das polêmicas que envolvem o autor). Seu livro é um excelente guia de leitura que oferece uma maior compreensão do ciclo de Cthulhu e de seu significado como representação exótica e alucinada das contradições e horrores que o monstro urbano-industrial gerou e ainda gera.

 

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Mitologia Lovecraftiana, lançado pelo Sebo Clepsidra. O livro é de autoria de  Caio Bezarias.


Responsável por realizar um belo estudo a respeito da vida de obra de um dos autores mais enigmáticos e polêmicos do horror mundial, Caio Bezarias explora o horror por trás dos contos cósmicos de Howard Phillips Lovecraft na segunda edição de "Mitologia Lovecraftiana: A totalidade pelo horror", lançada em uma belíssima edição pelo Sebo Clepsidra. 

Muitos de vocês devem conhecer algum conto de Lovecraft, sua herança na literatura e na cultura pop ainda é muito visível e pertinente, temos diversas releituras e adaptações de seu universo cósmico na atualidade (como por exemplo na aclamada série Lovecraft County. Pois bem, nesse livro nós temos um estudo a respeito da vida de Lovecraft. 

Eu particularmente tenho meus problemas com o autor, por mais que seu trabalho seja influente e de uma qualidade tanto técnica quanto narrativa, sei que Lovecraft é um recorte de sua época e da sociedade em que vivia. O racismo dentro de sua obra é algo que precisa ser debatido e denunciado (séries como Lovecraft County fazem isso muito bem), e nesse livro temos mais um vislumbre nesse aspecto. 

Além disso, temos também uma ampla visão a respeito do porquê de seus contos serem atemporais, toda a base do horror que ele foi vanguardista e como suas influências pessoais repousam em seu trabalho. 

A edição do livro está impecável, tudo nele faz lembrar de um diário (como se estivéssemos lendo relatos do próprio Lovecraft), além disso o livro conta com ilustrações incríveis! Para quem gosta do trabalho do autor este é um livro imperdível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "EM BUSCA DO REINO"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Em busca do reino, de Reyves L.B. 

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!