Autor(a): Caio Bezarias
Editora: Sebo Clepsidra
Páginas: 256
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.
Mitologia lovecraftiana: A totalidade pelo horror, de Caio Bezarias, é um livro munido da teoria crítica da Escola de Frankfurt, os estudos sobre o mito de Joseph Campbell, Mircea Eliade e Jean-Pierre Vernant, as reflexões de Fredric Jameson sobre a utopia, entre outros – sobre o universo de horror cósmico que tem em Howard Phillips Lovecraft seu principal artífice. O presente livro origina-se de uma dissertação de mestrado aprovada com louvor pela FFLCH-USP e apresenta uma versão revista, ampliada e ilustrada da já esgotada edição originalmente publicada pela editora Annablume com o título A totalidade pelo horror: O mito na obra de Howard Phillips Lovecraft (2010). Trata-se de uma contribuição brasileira, feita por um pesquisador devotado ao autor e ao gênero, mas bastante atento e crítico (que jamais se esquiva das polêmicas que envolvem o autor). Seu livro é um excelente guia de leitura que oferece uma maior compreensão do ciclo de Cthulhu e de seu significado como representação exótica e alucinada das contradições e horrores que o monstro urbano-industrial gerou e ainda gera.
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Mitologia Lovecraftiana, lançado pelo Sebo Clepsidra. O livro é de autoria de Caio Bezarias.
Responsável por realizar um belo estudo a respeito da vida de obra de um dos autores mais enigmáticos e polêmicos do horror mundial, Caio Bezarias explora o horror por trás dos contos cósmicos de Howard Phillips Lovecraft na segunda edição de "Mitologia Lovecraftiana: A totalidade pelo horror", lançada em uma belíssima edição pelo Sebo Clepsidra.
Muitos de vocês devem conhecer algum conto de Lovecraft, sua herança na literatura e na cultura pop ainda é muito visível e pertinente, temos diversas releituras e adaptações de seu universo cósmico na atualidade (como por exemplo na aclamada série Lovecraft County. Pois bem, nesse livro nós temos um estudo a respeito da vida de Lovecraft.
Eu particularmente tenho meus problemas com o autor, por mais que seu trabalho seja influente e de uma qualidade tanto técnica quanto narrativa, sei que Lovecraft é um recorte de sua época e da sociedade em que vivia. O racismo dentro de sua obra é algo que precisa ser debatido e denunciado (séries como Lovecraft County fazem isso muito bem), e nesse livro temos mais um vislumbre nesse aspecto.
Além disso, temos também uma ampla visão a respeito do porquê de seus contos serem atemporais, toda a base do horror que ele foi vanguardista e como suas influências pessoais repousam em seu trabalho.
A edição do livro está impecável, tudo nele faz lembrar de um diário (como se estivéssemos lendo relatos do próprio Lovecraft), além disso o livro conta com ilustrações incríveis! Para quem gosta do trabalho do autor este é um livro imperdível.