21 de setembro de 2021

RESENHA: OS ASSASSINATOS NA RUA MORGUE E OUTROS CONTOS

 


OS ASSASSINATOS NA RUA MORGUE E OUTROS CONTOS 
Autor(a):  Edgar Allan Poe
Editora: Antofágica

Páginas: 256
Ano de publicação: 2021
Compre através deste link.

Este é Monsieur Dupin: um honrado cidadão de Paris que, usando apenas a observação aguçada e a lógica, desvenda casos considerados insolúveis pelas autoridades. Em “Os assassinatos na rua Morgue”, mãe e filha são assassinadas em um apartamento fechado, sem qualquer sinal de arrombamento. Depois de ouvir gritos estridentes, vizinhos entram e saem da cena do crime, cada um com uma especulação diferente sobre quem teria sido o assassino. Mas só Dupin encontra as chaves desse enigma. Sua fama se espalha pela cidade, e ele é convidado pelo comissário de polícia para investigar o desaparecimento de uma jovem vendedora de perfumes. Dessa vez, para solucionar “O mistério de Marie Rogêt”, Dupin sequer precisa sair de casa: recortes de jornal bastam. Em “A carta roubada”, nosso “detetive” demonstra uma argúcia ainda maior. Um documento desaparece, e qualquer denúncia às autoridades levaria à revelação de seu conteúdo comprometedor. Mas, para deixar tudo mais interessante, a identidade do criminoso não é um segredo, e Dupin é desafiado a roubar a tal carta de volta – na esperança de que mereça cem anos de perdão.



Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Os assassinatos na rua Morgue e outros contos lançado pela editora Antofágica. O livro é de autoria de Edgar Allan Poe e a resenha foi escrita por Leonardo Santos. 

- Se trata dum caso que requeira reflexão - observou Dupin, ao abster-se de acender o pavio -, examiná-lo-emos melhormente no escuro" 




A pergunta é: quem não ama bancar o detetive? Direto nos deparamos com algo que provoque aquele sentimento de curiosidade, de "como será que isso aconteceu? De que forma?" Vestimos a boina e pegamos nosso cachimbo figurativo para solucionar esses mistérios que o cotidiano traz e pronto, somos os novos Sherlocks. 


Holmes com certeza é um dos detetives mais famosos da literatura, mas ele não é o primeiro. Antes dele tivemos Dupin, um detetive com enorme poder de dedução e habilidades retóricas de tirar o chapéu (no caso a boina). Escrito por Edgar Allan Poe, a tríade de contos com o detetive Dupin exploram casos que, até então, parecem ser impossíveis de serem solucionados. 


Bem... até Dupin aparecer, no caso. A edição da Antofágica reúne esses três contos policiais em uma compilação única, aquela que leva o título da obra e o primeiro conto ficcional investigativo-policial que se tem registro na literatura! Bom, pelo menos dessa forma como conhecemos! Um assassinato hediondo tomou palco na Rua Morgue, em Paris, e Dupin é chamado pelo Inspetor Chefe do departamento de polícia para oferecer seus serviços de dedução. 

A cena do crime é macabra, os corpos foram dilacerados e o ambiente parece ter sido revirado! Quem (ou o quê) teria feito uma atrocidade daquelas? É o que vamos descobrir conforme o detetive e seu amigo dialogam a respeito do caso. 



Além dele, temos outros dois contos: O mistério de Marie Rogêt, que nada mais é do que um conto baseado em um caso real que chocou a população da época; e A Carta Roubada, uma narrativa que envolve um jogo político entre a aristocracia da época e o poder ministerial. 

Confesso que o conto da Carta é o meu preferido, é nele que Dupin utiliza de todos os seus talentos para chegar a uma conclusão a respeito de quem roubou a tal carta. 


Dizer muito sobre o enredo é estragar a história para os leitores que estão se aventurando nesse lado do Poe (que poucos conhecem), por isso minha indicação é: vá em frente e leia. Os contos são relativamente curtos e, por isso, não possuem muitos personagens. A leitura é extremamente dinâmica e por mais que Dupin ame um monólogo, sua fala é tão fascinante e seu raciocínio é tão atrativo que fica quase impossível não querer continuar a entender sua formidável mente. 


Poe dá margem ao leitor de trabalhar como investigador, preenchendo lacunas que o texto (propositalmente) vai deixando. Ler Dupin é uma experiência incrível que ganha mais dimensão com a edição da Antodágica, isso porque além do texto ser repleto de ilustrações  criadas por Fernanda Azou, o livro ainda traz  "apresentação de Adriana Cecchi, criadora da plataforma multimídia de conteúdo Redatora de M*%$#. Nos posfácios, Daise Lilian, professora de literaturas de língua inglesa (UFCG), contextualiza a obra de Edgar Allan Poe, e Bruno Paes Manso, jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (USP), analisa a influência da obra de Poe em nosso imaginário sobre o crime, a lei e a ordem. Alberto Mussa, premiado autor policial brasileiro, assina um ensaio sobre a influência intelectual e afetiva de Edgar Allan Poe em sua trajetória"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leonardo Santos



Olá leitories! Meu nome é Leonardo Santos, tenho 28 anos, sou de São Paulo mas atualmente estou em Guarulhos cursando Letras! Minha paixão pela leitura começou desde muito cedo, e é um prazer compartilhar minhas leituras e experiência com vocês!

Equipe do Porão

.

Caixa de Busca

Instagram

Destaque

TRÊS MOTIVOS PARA LER "ROTAS DE FUGA"

Olá pessoal do Porão Literário! Hoje vou compartilhar com vocês três motivos para ler Rotas de Fuga de Cleone Ribeiro.  Rotas de Fuga é um r...

Arquivos

LITERATURA E MÚSICA

LITERATURA E MÚSICA

Posts Populares

ÚLTIMAS LISTAS LITERÁRIAS

Receba as novidades

Tecnologia do Blogger.

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!

SIGA O PORÃO LITERÁRIO!