Autor(a): Paulo Gramacho
Editora: Chiado
Páginas: 43
Ano de publicação: 2019
Compre através deste link.
O Sol Ferrari não é a típica Testemunha de Jeová. Sua genialidade alcança o âmago do universo, o Código-Fonte. Sua verdade entra em choque com seus valores familiares. Que mundo nossa jovem escolherá?
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Um sobre Infinito - Episódio I, lançado pela Chiado O livro é de autoria de Paulo Gramacho.
Sol Ferrari cresceu em um ambiente extremamente religioso, por ter um pai Testemunha de Jeová a garota logo entrou nos princípios que regem aquele mundo, sua infância então foi demarcada pelos costumes e ensinamentos propostos para uma pessoa se tornar uma Testemunha. Todavia, a garota tem uma mãe que não é praticante, e por isso consegue enxergar fora de todo o globo que envolve a religião.
Mesmo com um forte pensamento religioso, Sol tem uma enorme curiosidade por questões filosóficas e também a programação - parte do talento e fascínio que sua mãe tem. com isso, a menina passa cada vez mais a assumir uma postura crítica com relação aos ensinamentos - o que pode ser sua ruína dentro da sociedade cristã.
Em um conto curto que relata as experiências de Sol, temos um vislumbre sobre um dos temas que mais me fascina: ciência e religião. O conflito já foi narrado em diversas obras da literatura, mas aqui nós temos ele como plano de fundo para desenvolver a nossa protagonista e todas as suas angústias.
A narrativa é bem curta, como disse. São 43 páginas onde começamos e entender a vida de
Sol, então é difícil dizer mais a respeito de seu desenvolvimento ou então dos outros personagens que rondam a história, mas ainda sim gostei muito da forma como Paulo escreve e também como ele ronda alguns temas importantes de serem dialogados dentro de sua história!
Aguardo um episódio dois com ansiedade, espero que ele prossiga com a trajetória de Sol para podermos ver mais a respeito de sua história, sua relação com a ciência e a religião!
Leo!
ResponderExcluirGosto muito também de livros que trazem ciência e religião comum cunho mais filosófico. Apesar de curto, deve ser um livro profundo.
cheirinhos
Rudy